População reconhece agilidade na aplicação da vacina contra covid-19 em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
29/03/2021 18h20

Nem mesmo a chuva que caiu em alguns momentos intimidou os aracajuanos para receber a primeira dose da vacina contra a covid-19, nesta segunda-feira, 29. No drive-trhu montado no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), o dia foi de bastante movimento. Nos momentos de pico, chegavam até sete veículos de uma única vez, enfileirados com ordem ao lado das mesas de imunização.

Em minutos, os agentes da vacinação conferem os dados, mostram o líquido imunizante sendo aspirado do frasco, aplicam a vacina e os idosos e profissionais da saúde seguem com o sorriso no rosto ou as lágrimas de emoção por receberem a vacina.

Garantir a agilidade mesmo com o intenso movimento atesta a eficácia da logística elaborada pela Prefeitura de Aracaju, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), que tem como foco o rigor e a celeridade na aplicação da vacina. Somente nesta segunda-feira, foram vacinados 1.816 idosos e 172 profissionais da saúde, contabilizando mais 1.988 aracajuanos imunizados com a primeira dose.

Reconhecimento
Relatos de filas e horas de espera têm sido comuns em outras cidades, o que coloca a população em risco. Por isso, a preocupação da SMS foi a de elaborar um plano eficiente, para garantir a agilidade e a segurança dos aracajuanos, evitando aglomerações.

A celeridade na aplicação da vacina tem sido elogiada pelos aracajuanos. O servidor público Agnaldo Santana Junior levou o pai, seu Agnaldo Santana, de 71 anos, para tomar a primeira dose e comenta que ficou impressionado com a rapidez. “Foi tudo muito ágil, desde o pré-atendimento até a aplicação da vacina. Fiquei impressionado”, conta. 

Agnaldo lembra que o pai teve covid-19, se recuperou e agora está vacinado, à espera da segunda dose. “É um dos dias mais felizes da minha vida, depois de tudo o que a gente passou ver ele vacinado dá mais tranquilidade. Gostaria de parabenizar os profissionais da Prefeitura pela competência, agora vou esperar a minha vez de ser vacinado”, fala com entusiasmo.

A aposentada Lindinalva Santos, 70 anos, também recebeu a vacina no drive e relata que foi tudo muito organizado. “Eu estava ansiosa demais por este momento, para ser vacinada. Quando cheguei aqui, não tinha nem fila, os profissionais foram muito atenciosos e competentes. Espero que este momento chegue logo para todo mundo, que todos sejam vacinados e a gente consiga se livrar desse mal”, expressa.

A servidora Íris Pereira, que trabalha no Hospital Universitário, também recebeu a primeira dose da vacina. Ela lembra que aguardou por esse momento com ansiedade: “a gente fica com a expectativa muito grande desde o cadastro, aguardando a aprovação. Aí quando cheguei aqui, foi tudo muito rápido, eficiente. Isso passa muita segurança e me dá ainda mais alegria neste momento tão significativo. Agora, é aguardar pela segunda dose”, salienta.

Antecipação do calendário
A logística ágil e eficiente do Plano Municipal de Vacinação possibilitou que o calendário de vacinação fosse antecipado. Na manhã desta segunda-feira, 29, o Prefeitura anunciou a antecipação do cronograma de imunização, que foi expandido para atender idosos até 66 anos. 

Com a atualização, o cronograma ficou assim: 

Terça-feira, 30: idosos de 69 anos
Quarta e quinta-feira, 31 e 1º de abril: idosos de 68 anos
Sexta-feira, 2: idosos de 67 anos
Sábado e domingo, 3 e 4: idosos de 66 anos

Orientações gerais
Para quem optar pela vacinação no drive da Sementeira, é necessário preencher o formulário no portal VacinAju e aguardar a liberação do código, que deve ser levado impresso ou no celular no dia da vacinação. O drive funciona das 8h às 17h. 

Além do posto volante, a imunização contra a covid-19 em Aracaju está sendo realizada em 32 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), localizadas em todas as regiões da capital, e em quatro pontos fixos de vacinação, montados pela SMS na Escola Estadual Jornalista Paulo Costa (bairro Bugio), Cras João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont), Emef Juscelino Kubitschek (Coroa do Meio) e Paróquia Sagrado Coração de Jesus (Grageru).

Para a vacinação nas UBSs e nos postos fixos, não é necessário fazer o cadastro. Basta comparecer ao local mais próximo da residência, portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem ainda não possui cartão, deve levar original de cópia do RG, CPF e comprovante de residência atualizado. O cadastro é feito na hora e a vacina é aplicada em seguida.

Profissionais da saúde podem se vacinar no drive da Sementeira ou no posto exclusivo montado na Escola Municipal Presidente Vargas. Em ambos os locais, é necessário fazer o cadastro no portal VacinaAju e aguardar a liberação do código, que deve ser levado impresso ou no celular.