Prefeitura de Aracaju vacinou 2.543 aracajuanos nesta terça

Agência Aracaju de Notícias
30/03/2021 20h16
Início > Notícias > Prefeitura de Aracaju vacinou 2.543 aracajuanos nesta terça

A Prefeitura de Aracaju iniciou nesta terça-feira, 30, a imunização contra a covid-19 em idosos de 69 anos, além da aplicação da segunda dose da vacina em idosos a partir dos 76 anos e profissionais de saúde, seguindo novo cronograma de antecipação estabelecido pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

 
Visando otimizar o fluxo das aplicações, a SMS organizou uma nova logística, sobretudo para quem recebeu a vacina no drive-thru instalado no Parque Augusto Franco (Sementeira). Até o momento, 58.760 pessoas já foram vacinadas, na capital, o que representa 8,83% da população aracajuana.
 
Ao entrar no Parque, os idosos a partir de 69 anks, que iriam tomar a primeira dose do imunizante, seguiam as placas de sinalização à direita, enquanto os idosos de 76 anos e os profissionais de saúde seguiam às placas à esquerda, munidos com o código utilizado na primeira dose, documento com foto e cartão vacinal.

A saída dos veículos também foi por outra via, pela avenida Jornalista Santos Santana, diferente do drive-thru dos que recebem a primeira dose.
 
Toda essa logística, de acordo com a secretária municipal de Saúde, Waneska Barboza, visa evitar congestionamento e dar mais celeridade à aplicação das vacinas, proporcionando mais conforto ao público prioritário.
 
"O esquema foi montado de maneira que aqueles que vão tomar a segunda dose vão fazer um trajeto, e quem vai tomar a primeira dose, aqueles com 69 anos, vão andar por outro trajeto. Esse planejamento é para dar celeridade à vacinação e evitar grandes filas. Tem dado certo. No início da manhã, por exemplo, vários carros já passaram por aqui. Tem sido célere", destaca a secretária, ao lembrar que, no caso dos profissionais de saúde cadastrados no portal "VacinAju", será possível tomar a primeira dose da vacina tanto no drive-thru como na Escola Municipal Presidente Vargas.

A gestora também fez questão de sublinhar que, durante a semana, a vacina está sendo disponibilizada em 32 Unidades Básicas de Saúde, no drive-thru do Parque da Sementeira, e em quatro pontos fixos, que funcionam nos seguintes locais: Escola Estadual Jornalista Paulo Costa (bairro Bugio); Cras João de Oliveira Sobral (bairro Santos Dumont); Emef Juscelino Kubitschek (bairro Coroa do Meio); Paróquia Sagrado Coração de Jesus (bairro Grageru).

Durante os fins de semana, assim como nas etapas anteriores, a imunização ocorre no posto itinerante e em cinco UBS's exclusivas: Augusto Franco (no conjunto Augusto Franco) Francisco Fonseca (no bairro 18 do Forte); Edézio Vieira de Melo (no bairro Siqueira Campos); UBS José Calumby  (no bairro Jardim Centenário); e Marx Carvalho (no bairro Ponto Novo).

Para receber a vacina no drive-thru, é preciso realizar um cadastro, que pode ser feito através do link https://abre.ai/cadastrovacinaju.
 
"A Prefeitura segue avançando, as estruturas estão montadas e as equipes estão preparadas. A gente só precisa que as vacinas continuem chegando para avançarmos nas idades e para passarmos para a terceira fase, que são as pessoas com comorbidades. Quanto mais pessoas vacinadas em nosso município, mais rápido a gente vai conseguir diminuir a circulação do vírus", conclui a secretária.
 
Sorrisos
 
O aposentado Djenal Alves, de 69 anos, foi ao drive-thru tomar a primeira dose da vacina. Com um sorriso largo no rosto, ele conta que, mesmo tomando a vacina, continuará seguindo todos os protocolos de biossegurança, como uso de máscara facial e higienização das mãos com frequência.
 
"Acho importante a vacinação. Do jeito que as coisas estão, com tantos óbitos, é necessário se cuidar. E mesmo com a vacina continuarei me cuidando", afirma.
 
Lúcia Margarida Serafim, 70, disse que o sentimento é de tranquilidade. "Fiquei nervosa, mas agora é um alívio. É muito importante a vacina para prevenir essa doença horrorosa. Estou direto dentro de casa, não saio mais, só para ir ao médico e tomo todos os cuidados", conta.
 
Mostrando-se agradecido, Antônio Raimundo Silva de Oliveira, 69, também disse que, independentemente de tomar a primeira dose, vai continuar com todos os cuidados para não se contaminar e não passar o vírus para os familiares.

"Sempre usei máscara, evitei ir ao supermercado com muita gente. Qualquer lugar que tem muita gente eu evito entrar. Acho que o procedimento tem de ser: evitar aglomeração e usar máscara, sempre com álcool nas mãos. Chego em casa, tiro o sapato logo na entrada e depois tomo meu banho. São esses cuidados que a gente tem que ter, mesmo tomando a vacina. Agora é esperar pela segunda dose. Estou muito feliz. Agradeço aos nossos governantes, porque eu sei que a luta foi difícil. Quero parabenizar também o governador e o prefeito por esse dia", relata.  

Maria Lemos Serra Silveira, 76, disse que, mesmo ao concluir seu ciclo de imunização, estará à disposição das autoridades sanitárias. "Concluindo o meu ciclo de vacina, estou bem feliz. Daqui para frente, se precisar, eu volto e vou continuar com todos os cuidados".
 
Do alto dos seus 76 anos, José Francisco Ribeiro Neto, disse estar agradecido e muito feliz ao tomar a segunda dose da vacina. "Estou bem e feliz graças a Deus. É bom que todos tomem, porque é para o bem, evita qualquer problema e agradeço a Deus".
 
O aposentado Antônio Elizeu Menezes da Silva, 77, disse, ao tomar a segunda dose da vacina, que tinha dois sentimentos naquele momento. "O primeiro é que estou um pouco tranquilo, e o outro um pouco preocupado, porque só vamos ter tranquilidade de verdade quando todos forem vacinados. Só vou ficar contente quando todo mundo for vacinado".