Nesta terça-feira, 30, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou a vacinação da segunda dose da vacina da covid-19 para idosos de 76 anos. Cerca de 66,27% das doses de CoronaVac referentes à segunda dose foram utilizadas.
Com a ação iniciada nesta terça-feira, a expectativa é ampliar o número de pessoas com imunização completa. O ciclo de vacinação da CoronaVac é entre 21 e 28 dias da primeira dose.
Para otimizar o fluxo das aplicações, sem interferir no calendário de aplicação das primeiras doses, a SMS organizou uma nova logística, sobretudo para quem recebeu a vacina no drive-thru do Parque Augusto Franco (Sementeira).
Segundo a coordenadora da ação, Yasmim Silva Santos, idosos e profissionais de saúde que tomaram a vacina no posto volante do Parque da Sementeira devem retornar ao mesmo local com código utilizado, documento com foto e cartão vacinal.
Para evitar congestionamentos dentro do espaço, foi montado um roteiro somente para a administração da segunda dose. Ao entrar no Parque, o usuário deve seguir as placas de sinalização à esquerda, indicando a parada para segunda dose. A saída do veículo também se dará por outra via, pela avenida Jornalista Santos Santana, diferente do roteiro estabelecido para os que vão receber a primeira dose.
Reconhecimento
A fisioterapeuta Thaline Fontes estava emocionada com a aplicação da segunda dose. “Eu fico até sem palavras, porque estávamos todos esperando este momento, e que chegue a vacina para todo mundo”, disse.
A senhora Elane Marisa Melo recebeu a segunda dose da vacina com muita alegria. Ela considera que é uma maravilha ser vacinada depois de tudo o que aconteceu nos últimos meses. “A vacina chegou na hora certa, agora as coisas vão melhorar para todo mundo”, enfatiza.
Quem também recebeu a vacina com muita felicidade foi o senhor Valdomiro Santos. “A gente sabe que a vacina é a solução para acabar com a pandemia, então me enche de esperança receber a segunda dose e ver mais pessoas sendo vacinadas”, afirma.
UBS e pontos de apoio
Os idosos que foram imunizados nas Unidades Básicas de Saúde devem retornar à Unidade para receberem a segunda dose portando documento com foto e cartão de vacinação. A apresentação do cartão vacinal é imprescindível porque constam as informações da primeira dose. Os profissionais também têm opção de tomar a segunda dose na Escola Municipal Presidente Vargas, no bairro Siqueira Campos.