Consumidores e feirantes aprovam realização da feira de pescados na praça dos mercados

Serviços Urbanos
31/03/2021 12h05

Está em pleno funcionamento, desde às 5h30 da manhã, a feira de pescados instalada pela Prefeitura de Aracaju na praça de eventos Hilton Lopes, área central da cidade.  No local,  feirantes cadastrados pela Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) disponibilizam, em 80 bancas, variedades de produtos tradicionalmente consumidos no período da Semana Santa.

No acesso à feira, a equipe coordenada pela Emsurb se mantém atenta para recepcionar às pessoas e também, se necessário, orientá-las sobre as medidas de enfrentamento à covid-19. Neste ponto, estão disponíveis o pedal gel com álcool 70% e máscaras para quem precisa. Já no interior do espaço, lavatórios com água e sabão para higienização das mãos e banners informativos complementam as ações adotadas. 

"Toda a feira foi planejada pensando na segurança e bem-estar de todos que aqui estão. Ela tem espaçamento entre as bancas para garantir o distanciamento. Se o consumidor ou feirante esquecer a máscara nós ofertamos. Existem os lavatórios distribuídos em toda a sua extensão", detalhou o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Iana Paula Souza reside na Barra de Coqueiros e trabalha no centro da capital. Diariamente, ela passa duas vezes pela área onde está instalada a feira de pescados. "Fiquei sabendo da realização da feira pela movimentação e montagem das estruturas, aí optei por fazer as minhas compras, hoje, logo cedo. Tudo aqui está muito espaçoso e organizado. Esse planejamento nos dá mais segurança e nos deixa mais confortável no momento das compras", disse a supervisora de atendimento.

O consumidor Newton Santana chegou na área e fez logo uso do lavatório. Para ele, "a organização está muito boa, tudo limpinho, os lavatórios com água e sabão que ajudam bastante", disse. "Tem também o álcool em gel nas entradas e saídas e estão colocando máscara à disposição para quem precisar", relatou.

Expectativa
"A feira traz expectativas de boas vendas,  principalmente neste momento em que a economia se encontra fragilizada por causa da pandemia", comentou Marcel Pereira, funcionário de uma empresa de pescados que abastece um grupo de feirantes. 

"Para mim, é mais uma oportunidade de venda. São três dias de muita movimentação porque as pessoas estão habituadas a comprar esses produtos no período", comemorou Thayane Elayne, feirante há cerca de oito anos.

Há mais de 30 anos no ramo, a feirante Elaine da Silva Gomes disse que estar na feira é poder dar continuidade a um trabalho feito com muito amor e com a qualidade que os clientes merecem. "É uma boa oportunidade para todos", reconheceu.

Apoio
A feira de pescados da praça de eventos prossegue até o dia 2 de abril, sempre até as 13h30. Para a sua realização, a Prefeitura de Aracaju envolve, além da Emsurb, órgão responsável pela organização, a Guarda Municipal e a SMTT.