Prefeitura disponibiliza três espaços amplos para comercialização de pescados

Agência Aracaju de Notícias
01/04/2021 15h13

A Semana Santa é um momento que, até mesmo quem não é religioso, costuma seguir a tradição de consumir peixes e mariscos, sobretudo na Sexta-feira Santa e no Domingo de Páscoa. Assim, a procura pelos produtos marinhos é intensa nesse período do ano.
 
Por conta disso, e para dar segurança e comodidade aos consumidores destes produtos, a Prefeitura de Aracaju estruturou, por intermédio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsubr), pelo segundo ano consecutivo, três amplos espaços para abrigar feiras de pescados. 
 
Iniciadas nesta quarta-feira, 31, as feiras serão realizadas até esta sexta, 2, na Praça de Eventos Hilton Lopes, nos mercados centrais; rua Comércio 5, no bairro Bugio; e na rua Cuba com rua B, no bairro América.
 
Nesses espaços, a Prefeitura desenvolveu um planejamento para adequar os locais para que possam atender às medidas de biossegurança necessárias para controlar a proliferação do coronavírus e, assim, preservar a população. 

“É muito importante que a Prefeitura, através da Emsurb, tomasse todas as medidas possíveis para respeitar rigorosamente os protocolos sanitários necessários para esse tipo de realização. As feiras foram montadas em locais amplos, arejados, com corredores largos, sinalização para distanciamento, com álcool em gel à disposição por todo o espaço, lavatórios portáteis, placas de conscientização, banners com recomendações para que as pessoas possam comparecer ao local com segurança. A disponibilização dessas feiras evita, inclusive a aglomeração na área dos mercados centrais, ou seja, as pessoas têm outras opções para garantir os pescados da Semana Santa e manter a tradição”, salienta o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

A comercialização é feita por permissionários e feirantes já cadastrados pela Emsurb e é voltada, especificamente, para a venda de psecados.


Aprovação 
No bairro América, o vendedor de pescado José Severino Torres elogiou a estrutura montada. “É muito boa, principalmente porque evita aglomeração. Estamos vendo as coisas, com relação à pandemia, muito difíceis e, quanto mais cuidado, melhor. A gente não deixa de vender e ainda contamos com uma boa organização, além da limpeza. Tudo seguindo os protocolos”, ressalta. 

A consumidora Edeildes Pereira Carvalho é frequentadora assídua e reconheceu o cuidado na montagem da feira. “Está tudo dentro do que é recomendado. Não vi aglomeração em nenhum momento e tem álcool espelhado, além de local para lavar as mãos. O pessoal tem respeitado o distanciamento e isso nos dá mais tranquilidade para comprar os nossos produtos”, considera. 

Rosamira Lira do Nascimento, que mora num bairro vizinho ao Bugio, onde está sendo realizada uma das feiras, gostou da comodidade. “A gente tem mais uma opção para comprar o peixe da Semana Santa e é bom que não aglomera. Aqui, está tudo ajeitado, arrumadinho. Antes mesmo de a gente entrar, já tem álcool na entrada e lavabo, e isso dá muito alívio porque sabemos que os cuidados estão sendo tomados”, afirma Rosamira.