Prefeitura antecipa feiras livres e agrada comerciantes e consumidores

Agência Aracaju de Notícias
01/04/2021 16h20

Muita gente se programa, semanalmente, para ir à feira, quase como uma tradição, para além das necessidades domésticas. Na capital sergipana, as feiras acontecem de terça a domingo, porém, nesta semana, em especial, por conta do feriado da Sexta-feira Santa, as feiras realizadas às sextas-feiras foram antecipadas.
 
A medida foi adotada pela Prefeitura de Aracaju para garantir o abastecimento dos lares e a renda de quem comercializa nesses locais. Responsável pelo gerenciamento desses espaços, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos comunicou a medida aos feirantes com antecedência para que eles pudessem se programar.
 
“Sempre que acontece algum feriado, tomamos as medidas para que a feira em determinado bairro não deixe de acontecer. Nesta semana, temos o feriado da Sexta-feira Santa, que muita gente celebra, e o próprio domingo de Páscoa, então, tivemos o cuidado de garantir o abastecimento, além da renda de quem atua nessas feiras. Ficou um número grande de feiras num mesmo dia, o que demandou mais fiscais, mas tudo pensando na comodidade dos consumidores e feirantes”, afirma o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas. 

Desta forma, foram antecipadas para esta quinta-feira, 1º, as feiras dos bairros e conjuntos Aruana, Jabotiana, Lamarão, Santos Dumont, São José (Carro Quebrado), Suíssa, Agamenon Magalhães, Castelo Branco, Médici e Sol Nascente. 

Satisfação 
Dono de uma barraca de especiarias, Ricardo Leite, de 47 anos, ficou satisfeito com a antecipação. “A ideia foi muito boa porque não deixamos de vender. Além disso, por ser Semana Santa, algumas pessoas vão viajar e já podem garantir o que precisam. Se não fosse essa antecipação, ficaríamos sem vender e, para o início do mês, isso não é nada bom. Gostei bastante da iniciativa”, afirma Ricardo. 

O feirante João Rodrigues, de 71 anos, que está mais de 20 anos no ramo, também aprovou a medida. “O feriado é religioso e só por isso muita gente prefere ficar em casa, com sua família. O que tem para comprar, compram antes, então, achei válida a antecipação porque todo mundo sai ganhando”, frisa João. 

O aposentado José Antônio dos Santos, de 73 anos, não deixa de frequentar a feira, por isso, gostou que a realização se manteve, mesmo que um dia antes. 

“Eu teria que ir pra outro bairro para fazer a feira, caso não houvesse essa antecipação, mas como foi antecipada, mantive a comodidade de comprar o que preciso bem perto de casa. Muito bom o trabalho da Prefeitura”, elogia José. 

A consumidora Antonieta Sales, de 77 anos, compartilha da opinião. “Moro há 32 anos no mesmo lugar e já estava acostumada a fazer a feira por aqui. Achei ótimo porque é um feriado em que ficarei em casa, não vou precisar sair, farei o almoço com tranqüilidade e já tenho tudo em ordem. Além disso, até o feirantes poderão descansar para aproveitar o feriado”, ressalta Antonieta. 

Medidas sanitárias
Como forma de proteger comerciantes e consumidores da contaminação pelo novo coronavírus, os espaços, assim como os demais, ofertam dispensers com álcool em gel, adotam espaçamento maior entre as bancas e disponibilizam informações acerca da obrigatoriedade do uso de máscaras, entre outras medidas preventivas.