Aracaju mantém média de vacinação acima da nacional

Saúde
01/04/2021 20h10

Com 2.043 aracajuanos vacinados nesta quinta-feira, 1°, entre profissionais de saúde e idosos a partir de 68 anos, Aracaju alcança 9,5% da população imunizada contra a covid-19. O índice é maior que a média nacional, de 8,78%, e a do estado, de 8,2%.

Entre os profissionais de saúde, 21.650 receberam a primeira dose e 14.011 já receberam a segunda, completando, assim, o ciclo da imunização. 

Nesta quinta, 1.288 idosos receberam a primeira dose nos pontos de vacinação distribuídos no Parque Governador Augusto Franco (Sementeira), nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e nos pontos fixos montados para dar celeridade à vacinação.
 
O senhor Álvaro Siqueira, de 68 anos, compareceu ao drive da Sementeira e tomou a primeira dose da vacina. “É muito importante a vacinação. A imunização é a solução para esta pandemia, mas também devemos seguir as medidas de biossegurança. É sempre bom para a saúde se vacinar. Espero que cheguem mais vacinas, para que consigam vacinar toda a população”, ressaltou. 

Também aos 68 anos, o senhor Genivaldo da Conceição Lima disse estar feliz e realizando um sonho. “Estava ansioso. E, mesmo vacinado, vamos continuar usando a máscara, álcool em gel e cumprindo o distanciamento social”, afirmou.

Cronograma da Vacinação da sexta-feira Santa

De acordo com a secretária da Saúde, Waneska Barboza, amanhã, dia 2, será iniciada a vacinação dos idosos de 67 anos. “Continuaremos também a imunização dos profissionais da saúde, cadastrados no portal VacinAju e com o código de validação, que poderão tomar a vacina somente no drive-thru, das 8h às 17h”, explica.

UBSs e Pontos Fixos

Já os idosos com 67 anos ou mais, poderão se vacinar no drive-thru, nas 39 Unidades Básicas de Saúde (UBS), que compreendem 85 salas de vacinação abertas, das 8h às 16h, ou nos quatro pontos fixos, que funcionarão nos seguintes locais: quadra do Colégio Brasil (Atalaia); Igreja Batista (Orlando Dantas); quadra do Colégio CCPA (acesso pela rua José Humberto Pinto do Valle) e na Estação Cidadania Esporte (conjunto Bugio), que funcionarão das 8h às 16h.

Documentos

Para a vacinação nas UBSs e nos postos fixos, não é necessário fazer o cadastro. Basta comparecer ao local mais próximo da residência, portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Quem ainda não possui cartão, deve levar original de cópia do RG, CPF e comprovante de residência atualizado. O cadastro é feito na hora e a vacina é aplicada em seguida.