Vacinação: sábado foi de movimento intenso no drive-thru, UBS e pontos de apoio

Agência Aracaju de Notícias
03/04/2021 18h34

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), estruturou toda a rede municipal para ampliar ainda mais a vacinação contra a covid-19. Assim, durante todo o final de semana, a população contemplada na atual etapa tem à disposição as Unidades Básicas de Saúde (UBS), pontos de apoio, além do drive thru para idosos e profissionais de saúde montado no Parque Augusto Franco (Sementeira). Somente neste sábado, 3, 2.845 pessoas foram vacinadas, somando um total de 69.173 pessoas, o que fez com que Aracaju chegasse a 10,40% da população vacinada. 

Neste sábado, puderam ser imunizados os idosos de 66 anos, nascidos entre abril e setembro de 1954. 

Conforme ressaltou a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, a Prefeitura passou a disponibilizar a vacina também aos fins de semana, justamente para ampliar o número de vacinados, além de oportunizar dias a mais para aqueles que, durante a semana, não têm condições de ir aos locais de vacinação. 

“Estamos nos esforçando muito, pois precisamos avançar nessa segunda fase, principalmente para tentar diminuir a entrada dessas pessoas nos leitos de hospitais, visto que é acima dos 60 anos onde há maior registro de óbitos. Temos feito um planejamento amplo para atender a população da melhor forma possível e garantir comodidade e segurança”, pontua a secretária da SMS, Waneska Barboza.

Imunizados 
Dona Josefa Ivana Araújo, de 66 anos, foi categórica: é um momento histórico. 

“Estava muito ansiosa por viver esse momento e é uma emoção muito grande poder receber a vacina tão esperada. Depois de tanta angústia, cá estamos nós, recebendo a vacina. Espero que, em breve, muito mais pessoas tenham essa alegria e todos estejam mais seguros”, afirma Josefa. 

Já José Carlos Loyola, de 66, reforça que esse é um primeiro passo, mas que todos devem continuar se cuidando. 

“A sensação é do começo de um alívio. É muito importante que as pessoas já começaram a ser vacinadas, mas é preciso que todos estejam imunizados para que possamos comemorar ainda mais. Enquanto isso não acontece, precisamos manter os cuidados”, aponta José. 

O senhor Bertulino Frique do Prado, de 66, tem esperança. “Com a primeira dose, já me sinto mais protegido dessa doença horrível. Agora, é aguardar pela segunda dose. De alguma forma, certa tranquilidade já me toma”, destaca. 

O olhar de José Francisco do Nascimento, de 66, entregou a emoção de poder ser vacinado. 

“Desde que seja para proteger a população e nos manter saudáveis, toda medida é válida, e a vacinação é essa dose de esperança que todos falam. Quem não fica feliz em poder se proteger? É uma alegria muito grande”, relata Francisco. 

Para Delma de Santana, de 66, agora, é possível respirar mais sossegada. 

“Já estou ansiosa pela segunda dose porque sei que só a vacina é o que pode nos ajudar, nesse momento. Meu desejo é que todos, em breve, tenha a mesma sensação que tive ao receber a dose”, frisa Delma. 

Dados
Assim como ontem, 2, e durante a semana, o movimento maior nos locais de vacinação se deu pela manhã. 

Nas unidades básicas e nos quatro pontos de apoio (localizados no Colégio Brasil, na Atalaia; na Igreja Batista, no Orlando Dantas; no Colégio CCPA, no Jardins e na Estação Cidadania Esporte, no Bugio), 1.584 idosos a partir de 66 anos receberam a vacina. 

Já o drive foi responsável pela imunização de 1.118 pessoas (primeira e segunda dose) que tiveram a chance de tomar a vacina contra a covid-19, dentre os quais 810 eram idosos a partir de 66 anos e 308 eram profissionais de saúde.

Domingo de Páscoa 

No domingo, dia 4, poderão ser vacinados idosos nascidos entre outubro a dezembro de 1954 e janeiro a março de 1955. Estarão abertas as UBSs Augusto Franco (Farolândia); Francisco Fonseca (18 do Forte); Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos); José Calumby (Jardim Centenário) e Marx Carvalho (Ponto Novo), das 8h às 16h, exclusivamente para vacinação contra a covid-19.

Além das cinco UBSs, o drive thru também estará em funcionamento, das 8h às 17h, para imunizar idosos e profissionais que fizeram o cadastro no portal VacinAju e já receberam o código de validação.

Para a vacinação nas UBS, não é necessário fazer cadastro. Basta comparecer portando o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Para quem não tiver o cartão, um documento com foto, CPF e comprovante de residência atualizado são suficientes para garantir a dose.