Prefeitura revitaliza pontos de descarte irregular na zona Norte

Serviços Urbanos
07/04/2021 17h20

As ações que visam coibir a prática do descarte inadequado de resíduos estão na programação diária da Prefeitura de Aracaju. Neste sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) realiza, desde a última segunda-feira, 5, no bairro José Conrado de Araújo, zona Norte da capital, a revitalização de pontos de  paisagismo.

O trabalho de manutenção teve início pela rua Carira, nas proximidades da ponte que dá acesso ao Veneza. No espaço, agentes executaram a limpeza da área através dos serviços de capinação, varrição e recolhimento de resíduos. Além disso, foi feita nova intervenção paisagística com o plantio e substituição de mudas ornamentais, e ainda a renovação da pintura dos pneus que compõem o cenário.

A mesma ação aconteceu em trecho da avenida Osvaldo Aranha antes utilizado como depósito de rejeitos domiciliares. "A previsão é que o serviço neste bairro seja concluído nos próximos dias”, informou o diretor de Operações, Bruno Moraes.

De acordo com a empresa municipal, nos últimos anos, a Prefeitura recuperou 2.194 áreas anteriormente utilizadas para o descarte impróprio.

"É importante ressaltar que esse número dá-se graças ao trabalho de conscientização através da educação ambiental, implantação de paisagismos e regularidade da coleta de lixo. Além de contribuir para promoção de espaços públicos bem cuidados, tais ações têm impacto direto no combate à proliferação do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e outras doenças", reforçou Bruno.

Descarte correto
A Prefeitura disponibiliza aos aracajuanos opções práticas e eficazes para a destinação adequada dos resíduos sólidos. Entre as alternativas ofertadas pela administração municipal estão as Estações de Entrega Voluntária de Resíduos Sólidos (Ecopontos).

Na região Norte da cidade, a população tem à disposição o Ecoponto do bairro Santos Dumont, localizado na rua Jane Bonfim, s/nº; e o do bairro Industrial, na rua Julieta Pereira Alves, esquina com a avenida Confiança. Os espaços funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 12h e das 13h às 16h, e aos sábados das 7h às 12h.