Idosos acamados estão sendo vacinados com a segunda dose contra a covid-19

Saúde
08/04/2021 16h00

Com 1.165 idosos acamados vacinados com a primeira dose da vacina contra a covid-19, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) iniciou o cronograma de administração de segunda dose desse público, finalizando, assim, o ciclo da imunização.

O Município tem um cronograma diário de vacinação das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Nesta quinta-feira, 8, foram vacinados os acamados das UBSs Maria do Céu, Niceu Dantas e Francisco Fonseca, e o cronograma segue até o próximo dia. Até agora, 28,6% dos idosos acamados da faixa etária entre 60 a 79 anos já foram vacinados com a segunda dose.

Responsáveis
Para Fátima Rosendo, cuidadora da acamada Maria Macário de Santana, de 76 anos, o momento é de satisfação. “Para a gente, é uma satisfação enorme, porque muitos idosos não têm condições de ir até à Unidade, e a equipe de vacinação poder vir aplicar a vacina em casa, é muito gratificante”, afirma.
 
O mesmo pensamento de satisfação com a aplicação da vacina é compartilhado também pela cuidadora Tatiana Braz Menezes, que cuida da senhora Rita Ribeiro Nunes, de 84 anos. “É um alívio para a família e para todos nós vê-la tomar a segunda dose da vacina. Estou me sentindo muito aliviada. Dona Rita tem uma série de comorbidades que a colocam em risco de vida, e esta segunda dose de imunização é a esperança de dias melhores”, falou.

Acesso
Para ter acesso à vacina, os responsáveis legais pelos idosos ou familiares devem se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) a qual ele é vinculado e informar sobre essa condição para que a equipe da Saúde da Família insira o idoso no cronograma de vacinação. 

Também é possível realizar cadastro no site da Prefeitura de Aracaju - clicando em VacinAju - informando que o idoso é acamado e anexando a documentação comprobatória.