Prefeitura realiza testes para detecção de covid-19 no bairro Santa Maria

Saúde
09/04/2021 16h00

Nesta sexta-feira, 9, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), realizou ação de testagem para diagnóstico da covid-19, com o programa TestAju, em frente à avenida Contorno I, no bairro Santa Maria, onde foram realizados 79 testes moleculares RT-PCR.

Programação
Na próxima segunda-feira, dia 12, a testagem será em frente ao centro de Esporte Constâncio Vieira, bairro 13 de Julho; na quarta-feira, dia 14, a ação será na Praça Tobias Barreto, bairro São José; e na sexta-feira, dia 16, a testagem será na praça Osvaldo Mendonça (próximo à Igreja Nossa Senhora Aparecida), no bairro Bugio.

A escolha do bairro e do espaço público leva em consideração o cenário epidemiológico de cada localidade, a partir da qual se consegue visualizar, por meio do monitoramento, os números de casos.

Teste e Resultado
A coleta é feita através do swab (cotonete de haste longa), utilizado para testes RT-PCR. O material retirado é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), que analisa as amostras. O tempo médio para entrega da análise fica entre 3 e 7 dias.

O aracajuano pode verificar o resultado do teste na plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800-729-3534, opção 1.