Prefeitura mantém observação à instabilidade climática e atua de maneira preventiva

Defesa Social e Cidadania
14/04/2021 09h52

Desde o início da manhã desta quarta-feira, 14, a Prefeitura de Aracaju reforça o monitoramento dos possíveis impactos da chuva, na capital. A equipe da Defesa Civil, que integra a Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), percorreu as áreas mais vulneráveis e se manteve em atenção aos possíveis chamados.

Até as 9h, o acumulado das últimas 6h chegou a 37 milímetros de chuva. "As precipitações ocorreram de forma distribuída, sem causar maiores transtornos. Os bairros mais atingidos foram o 18 do Forte e o Japãozinho. Não houve registro de ocorrências através do número emergencial 199, da Defesa Civil", salientou o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

A gestão municipal mantém as ações coordenadas entre seus diversos órgãos, para reforçar medidas preventivas e proporcionar rápida resposta diante das necessidades. "Há um trabalho preventivo, desenvolvido constantemente pela Prefeitura de Aracaju, com a limpeza de canais e desobstrução do sistema de drenagem da cidade. As medidas facilitam o rápido escoamento da água. Estamos atentos às necessidades que surgirem, para adotar as medidas que forem necessárias a redução de riscos e transtornos à população", frisou o secretário Luís Fernando.

O monitoramento da instabilidade climática vem sendo intensificado desde a emissão do aviso de chuvas, encaminhado pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC), na última segunda-feira (12). Na ocasião, foi enviado um alerta, através do serviço SMS 40199, para os mais de 50 mil números cadastrados, com indicação de possibilidade de chuvas moderadas em 24h.

O Município também disponibiliza a plataforma ClimAju, para monitoramento em tempo real das condições climáticas em diversas regiões da capital. "Além de nos auxiliar no monitoramento, em dias chuvosos, o sistema está disponível no site da Prefeitura para que o cidadão possa, também, ter acesso aos dados e câmeras instaladas em locais estratégicos, para observação em tempo real", finalizou Luís Fernando Almeida.

Serviço de Alerta - 40199

Para receber alertas da Defesa Civil, é possível se cadastrar no serviço a partir do envio de uma mensagem SMS para o número 40199. No campo da mensagem o solicitante devem inserir o número do CEP do local sobre o qual deseja receber informações. Após esse procedimento, será enviada uma mensagem de confirmação do cadastro e o celular estará habilitado para receber as informações oficiais do órgão. O serviço é gratuito.

Para entrar em contato com a Defesa Civil, em situação emergencial, é disponibilizado o número emergencial 199, que funciona 24h, em todos dos dias da semana.