Conselho Municipal de Segurança Alimentar realizará fórum para composição do colegiado

Família e Assistência Social
15/04/2021 07h30
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O Conselho Municipal de Segurança Alimentar de Aracaju (Comsea), ligado à Secretaria Municipal da Assistência Social de Aracaju, realizará, no próximo dia 6 de maio, às 9h, o “Fórum das Entidades Não Governamentais”. A atividade ocorrerá de maneira online e visa compor o colegiado para os próximos dois anos.

Segundo a presidente da Comissão Eleitoral de Segurança Alimentar, Leila Gomes, a busca por compor o colegiado é importante para retomar as atividades do Conselho em um momento fundamental, em que os impactos causados pela pandemia da covid-19 afetam negativamente na segurança alimentar da população aracajuana.

“É um conselho que visa garantir o direito humano à alimentação adequada e saudável. Neste momento tão delicado de pandemia, o Comsea pode atuar nesse quesito para amenizar os efeitos que surgiram”, ressaltou a presidente.

Para ocupar os cargos de presidente e secretário do Conselho, é necessário fazer parte da sociedade civil. Estão aptos a realizar inscrição para participar do fórum os seguintes segmentos: entidades religiosas com ações sociais de diferentes segmentos (3 vagas); organizações não governamentais (Ongs) (4 vagas); instituições de interesse público (4 vagas); empresas com responsabilidade social (4 vagas); movimentos populares e sindicatos (3 vagas); Conselho de Nutrição (1 vaga); associações comunitárias (1 vaga).

Ainda de acordo com a presidente da Comissão Eleitoral, o Comsea precisa, obrigatoriamente, ser presidido por representante da sociedade civil, “pois a representação que temos é de dois terços compostos pela sociedade civil e um terço representando os governantes", explica. "Existe a representação da Saúde, da Assistência Social, de outras secretarias também, mas, obrigatoriamente, esses cargos precisam ser ocupados por membros da sociedade civil”, frisa.

Ficha de inscrição e data limite
Para participar do Fórum é necessário preencher a ficha de inscrição com nome, endereço, cidade e telefone, além dos mesmos dados do suplente. As inscrições estão abertas até o dia 30 de abril, e os dados citados devem ser enviados para o e-mail conselho.segalimentar@aracaju.se.gov.br. O prazo para a Comissão Eleitoral analisar os documentos é de 1º a 5 de maio, com a publicação dos resultados no dia 10, e a posse dos conselheiros no dia 12 do mês citado.