Prefeitura ampliará leitos para tratamento covid na UPA Fernando Franco

Saúde
15/04/2021 16h42

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deve ampliar para 135 o número de leitos de retaguarda destinados ao tratamento de pacientes com covid-19, na capital sergipana.
 
Atualmente, o Município conta com 129 leitos distribuídos em seis equipamentos de saúde. A próxima ampliação de leitos vai ocorrer na Unidade de Pronto Atendimento Fernando Franco. Para a adoção dessas medidas, a SMS avalia regularmente o cenário epidemiológico da capital, fator importante na elaboração e execução de ações de enfrentamento ao coronavírus.
 
No momento, a rede municipal está com 89 pacientes internados, e de acordo com último boletim divulgado, a taxa de ocupação dos leitos de enfermaria é de 69%. Para o tratamento de pacientes com covid, a rede municipal dispõe de 30 leitos no Hospital de Urgência de Sergipe (Huse); 30 no Nestor Piva; 26 no Fernando Franco; 19 no Hospital São José; 20 no Caps Jael Patrício e quatro no Hospital Universitário.

“Nossos dois hospitais municipais, Fernando Franco e Nestor Piva, são os equipamentos de saúde da nossa rede que mais recebem pacientes por demanda espontânea e, atualmente, estão com o seu atendimento sobrecarregado. A ampliação de mais esses seis leitos de observação irá contribuir no atendimento de uma maneira geral, tanto no conforto e na qualidade do serviço prestado a esse paciente que chega, bem como no tempo de espera. Acreditamos que nos próximos dias eles já estejam ativos e acolhendo quem necessita do serviço”, destaca a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. 

Diretora técnica da UPA Fernando Franco, a médica Suyan Mychelle ressalta que no contêiner instalado na unidade o trabalho de estruturação já contará com uma possível ampliação no número de leitos. 

“Atualmente, no Hospital Fernando Franco, contamos com 18 leitos de enfermaria e oito leitos de observação no primeiro contêiner. Com essa ampliação, inicialmente, nós iremos ficar com mais seis leitos de observação, podendo aumentar até dez leitos, a depender da nossa demanda de pacientes”, informou a diretora. 

Mais leitos
Na terça-feira (13), a Prefeitura iniciou a ampliação de leitos para tratamento de pacientes com covid-19, a partir da contratação de espaço no Hospital e Maternidade Santa Isabel.

A reforma e adequação de uma ala inacabada da maternidade vai possibilitar a ampliação da rede municipal em 30 leitos específicos para o tratamento da doença. O espaço contratado pela Prefeitura tem mil metros quadrados e será transformado em leitos qualificados de enfermaria, com respiradores, banheiros, área para repouso e refeitório.