Prefeitura já vacinou mais de 100 mil aracajuanos

Saúde
15/04/2021 19h32

A Prefeitura de Aracaju segue vacinando os grupos prioritários do Plano de Imunização e em mais um dia de campanha, chegou a 100.279 pessoas já vacinadas, atingindo a marca de 15,8% da população.

Somente nesta quinta-feira, 15, foram 2.042 pessoas vacinadas, sendo 1.228 idosos, entre os 61+ e demais idosos com a segunda dose, 96 pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), além dos 121 profissionais de segurança e 597 profissionais de saúde que também foram vacinados, com primeira e segunda dose.  

E para que esses números avancem cada vez mais, a logística montada pela Secretaria Municipal da Saúde disponibiliza, além das salas de vacina das Unidades Básicas de Saúde, que funcionam de segunda a sexta, das 8h às 16h, seis pontos de vacinação, sendo quatro em espaços cedidos nos bairros da capital e outros dois montados nos parques da Sementeira e dos Cajueiros (este exclusivamente para pessoas com TEA e síndrome de Down). 

Atualmente, são pontos de vacinação: a quadra do Colégio CCPA (Jardins), Estação Cidadania (Bugio), Paróquia Nossa Senhora de Guadalupe (Coroa do Meio) e a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Orlando Dantas). Todos funcionando de segunda a sexta, das 8h às 16h.

Para a vacinação nas UBSs e nos pontos de apoio, o idoso deve apresentar documento de identificação com CPF, cartão SUS e de vacina. Importante ressaltar que, àqueles idosos que estão no prazo para recebimento da segunda dose, não se esqueçam de levar, juntos com os documentos pessoais, o cartão de vacina onde foi registrada a primeira dose. 

Dona Maria Antonieta aguardou o prazo correto e já garantiu sua segunda dose, na UBS Francisco Fonseca. Ela conta que mesmo depois de concluir o ciclo não vai descuidar com as medidas e deixa um recado para os idosos. “Tem que continuar usando a máscara, lavando sempre as mãos, o que sempre faço. Quem já tomou a primeira dose tem que voltar para tomar a segunda, fazer como eu, que hoje vim tomar a minha segunda dose”, alertou. 

O senhor Gidalto Vieira dos Santos recebeu a segunda a dose na UBS Francisco Fonseca e reconheceu que essa imunização é um fator a mais na prevenção. “A gente precisa cuidar da nossa saúde, e a pandemia do jeito que está não dá para vacilar, temos que nos prevenir e continuar usando a máscara e mantendo o distanciamento”, disse. 

Pontos de apoio
No ponto de vacinação montado exclusivamente para vacinação de pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA), o Josemar Almeida garantiu o registro da vacinação da irmã Joselma, que tem síndrome de Down. 

“É um momento muito bom, espero que o mais rápido possível chegue a todos, para que nós possamos ficar livres dessa pandemia que está nos atormentando há quase dois anos. Que Deus abençoe a todos que estão envolvidos nesse trabalho”, declarou.  

Também com movimentação tranquila, no ponto montado na Estação Cidadania, espaço localizado no bairro Bugio, o idoso José Vicente Nascimento foi receber sua segunda dose. “Devemos acreditar em Deus, mas o meu recado é de que quem quer viver toma vacina, porque se ela veio para ajudar, a gente tem que tomar”, disse.