Prefeitura realiza testes para detecção de covid-19 no bairro Bugio

Saúde
16/04/2021 15h50

Na manhã desta sexta-feira, 16, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), promoveu mais uma testagem na população da capital, a fim de detectar novos casos de covid-19. Desta vez, o ponto de encontro foi na Praça Osvaldo Mendonça, no Bairro Bugio, onde foram ofertados 147 testes moleculares RT-PCR.

Após participar da testagem, o morador Afonso Leite Santos elogiou a organização da ação. “Eu já estava precisando fazer o teste, e quando soube pelas redes sociais que teria aqui no bairro, fiquei bem contente. Além de ser muito rápido e organizado a testagem, facilitou bastante para quem não tem tempo como eu, de se deslocar para fazer o teste em outro local”, afirmou.

Opinião compartilhada pelo usuário Mac Emanuel Prata. “A importância deste exame é vital para sabermos se a população de fato já foi infectada ou não. Eu trabalho em um ambiente fechado, e a gente nunca sabe se as pessoas com quem estamos tendo contato diário estão ou não contaminadas”, disse.

Programação
Na próxima segunda-feira, dia 19, a testagem será na praça localizada entre as ruas Rafael de Aguiar e Tenente Wendel Quaranta, no bairro Pereira Lobo; na quarta-feira, dia 21, não ocorrerá ação devido ao feriado; e na sexta-feira, dia 23, a testagem será na rua são Francisco, no bairro Marivan.

A escolha do bairro e do espaço público leva em consideração o cenário epidemiológico de cada localidade, a partir da qual se consegue visualizar, por meio do monitoramento, os números de casos.

Teste e Resultado
A coleta é feita através do swab (cotonete de haste longa), utilizado para testes RT-PCR. O material retirado é enviado ao Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), que analisa as amostras. O tempo médio para entrega da análise fica entre 3 e 7 dias.

O aracajuano pode verificar o resultado do teste na plataforma digital AjuInteligente ou pela central telefônica, no 0800-729-3534, opção 1.