Vacinação Solidária: Prefeitura inicia entrega de alimentos arrecadados a instituições sociais

Assistência Social e Cidadania
16/04/2021 19h47

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, iniciou, nesta sexta-feira, 16, a entrega dos alimentos arrecadados pela Campanha “Vacinação Solidária”, lançada neste mês de abril, sem prazo de ser encerrada. Cinco instituições do Terceiro Setor que desenvolvem projetos voluntários em diferentes bairros da capital sergipana foram beneficiadas nesse primeiro momento.  

No total, 445 kits alimentação foram distribuídos entre a Cáritas Arquidiocesanas, Externato São Francisco de Assis (Esfa), Instituição Beneficente Emmanuel (Ibem), além do Lar Dulce Lar e do Apadrinhamento do Bem (Corrente do Bem). De acordo com a secretária da Assistência Social de Aracaju, Simone Passos, a administração municipal cumpre o seu papel junto às organizações sociais, somando forças em benefício dos cidadãos em situação de pobreza e extrema pobreza. 

“Iniciamos a primeira etapa de entrega dos kits alimentação nessas instituições por entendermos que as famílias aracajuanas afetadas pela crise da pandemia do coronavírus procuram esses espaços em busca de um amparo. Esse aumento também foi sentindo em todos os nossos 17 Centros de Referência da Assistência Social (Cras). Além das 600 cestas básicas já concedidas às famílias acompanhadas pelos Programas e Serviços nos equipamentos, foi necessário ampliar o benefício para duas mil unidades mensais destinadas às famílias já inseridas no Cadastro Único”, destacou.

Após o recolhimento nos 34 pontos disponibilizados para a arrecadação, os alimentos foram armazenados em uma unidade socioassistencial, higienizados, separados e transformados em kits alimentação. Esse trabalho de organização dos alimentos vem sendo feito desde o último dia 9 pelas equipes que atuam na Assistência Social de Aracaju junto a equipes da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e da Secretaria Municipal da Juventude e do Esporte (Sejesp). 

Até esta sexta-feira, as contribuições dos aracajuanos alcançaram quatro toneladas em alimentos. Para a secretária-adjunta da Assistência Social do município, Selma França, os cidadãos estão sensibilizados com a causa. A meta é atingir o maior número possível de famílias com as doações. 

“Quero agradecer à sociedade que está chegando junto, abraçando uma campanha de todos nós. A previsão para os próximos dias é realizar a entrega de, em média, 800 kits alimentação. Seguimos o trabalho de montagem dos novos kits, aguardando um novo cronograma para as entregas”, explicou. 

A secretária-adjunta ainda faz uma orientação sobre as doações dos alimentos: “ a Campanha “Vacinação Solidária” continua. A contribuição não é obrigatória, mas aproveito a oportunidade para pedir a cada cidadão, que tenha condições de participar, a doação de proteínas, a exemplo de enlatados, para deixar o kit ainda mais nutritivo. É válido podermos sinalizar o que precisamos ou o que temos em boa quantidade”, observou.

Reconhecimento 
A Cáritas Arquidiocesana é um organismo da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Aracaju, localizada no Centro de Aracaju, que executa obras sociais católicas junto à população de baixa renda e exclusão social anunciando também o Evangelho de Jesus Cristo. O arcebispo metropolitano de Aracaju, Dom João José Costa, foi o primeiro representante a receber as doações na capital.

“Nossa arquidiocese agradece à Prefeitura por esse gesto solidário e bonito, trazendo os alimentos até a nossa unidade para que possamos fazer chegar aos mais pobres. Sem dúvidas, revela uma grande ação cristã. Gratidão a todos que participam dessa ação para diminuir a fome e suprir as necessidades dos nossos irmãos e irmãs carentes”, agradeceu.

Fundado em 1964, o Externato São Francisco de Assis, situado no bairro Suíssa, atualmente atende 65 crianças de famílias em situação de vulnerabilidade social, oferecendo creche e educação infantil em tempo integral, além de atividades extras socioeducativas.

 A missionária irmã Jacinta Pereira, membro da organização sem fins lucrativos e da Congregação das Irmãs Franciscanas de Nossa Senhora do Bom Conselho, expressou o sentimento de felicidade. “Todos que receberão as doações ficarão muito felizes, tenho certeza. Elas serão entregues aos pais das crianças que frequentam a nossa casa. Só em ver o nossos irmãos bem, já representa muito para nós”, contou. 

No bairro Santa Maria, onde a Ibem está localizada, a diretora financeira da Instituição, Maria da Conceição Torres, também reconheceu os esforços do município e sociedade.

“Em nossa comunidade há muita carência econômica e esses kits auxiliarão bastante os moradores nesse momento. Agradecemos imensamente essa disposição da Prefeitura em arrecadar, junto à sociedade civil, esses alimentos”, parabenizou. A associação civil fundada em 1999 desenvolve trabalhos sociais e educativos com crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos socialmente vulneráveis no Santa Maria. 

Além das entregas nessas instituições, as doações também foram destinadas para a casa de acolhimento Lar Dulce Lar, no Povoado Areia Branca, Zona de Expansão, que atende idosos e pessoas em situação de vulnerabilidade social. 
 
Encerrando a tarde de doações desta primeira remessa de kits alimentação, o projeto social Apadrinhamento do Bem ( popularmente conhecido por Corrente do Bem) também recebeu as doações . O projeto nasceu em 2014, de um grupo independente que atua com serviços humanitários pelas ruas de Aracaju com a população em situação de rua e com famílias carentes. 

Pontos de arrecadação
Podem ser doados alimentos não perecíveis nos seguintes pontos arrecadação: no drive-thru, montado no Parque Augusto Franco, conhecido como Sementeira, de segunda a domingo, de 8h às 17h, com funcionamento no horário do almoço; no prédio da Estação Cidadania, situado na rua Pacatuba, 64, Centro, de segunda à sexta-feira, de 9h às 15h; e nas 32 Unidades Básicas de Saúde (UBS) com vacinação autorizada, de segunda à sexta-feira, de 8h às 16h, sendo: 

- UBS Augusto César Leite (Conj. Santa Tereza);
- UBS João Bezerra (Povoado Areia Branca);
- UBS Niceu Dantas (Povoado Mosqueiro);
- UBS Roberto Paixão (17 de Março);
- UBS Osvaldo Leite (Santa Maria);
- UBS Elizabeth Pita (Santa Maria);
- UBS Humberto Mourão (São Conrado);
- UBS Celso Augusto Daniel (Santa Maria);
- UBS Madre Tereza de Calcutá (Jabotiana);
- UBS Edézio Vieira de Melo (Siqueira Campos);
- UBS Adel Nunes (América);
- UBS Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas);
- UBS Maria do Céu (Centro);
- UBS Porto Dantas (Porto Dantas);
- UBS José Augusto Barreto (Japãozinho); 
- UBS Carlos Fernandes (Lamarão); 
- UBS José Quintiliano (Santo Antônio);
- UBS Eunice Barbosa (Coqueiral);
- UBS João Cardoso (José Conrado de Araújo);
- UBS Anália Pina de Assis (Tamandaré);
- UBS Carlos Hardman Côrtes (Soledade);
- UBS Amélia Leite (Suíssa);
- UBS Augusto Franco (Conj. Augusto Franco);
- UBS Francisco Fonseca (18 do Forte);
- UBS Cândida Alves (Santo Antônio);
- UBS Fernando Sampaio (Conj. Castelo Branco);
- UBS Antônio Alves (Atalaia); 
- UBS Marx de Carvalho (Ponto Novo);
- UBS Manoel de Souza (Conj. Sol Nascente);
- UBS Santa Terezinha (Zona de Expansão); 
- UBS Dona Jovem (Industrial);
- UBS Joaldo Barbosa (América).