Prefeitura mantém fiscalizações em estabelecimentos comerciais e praias

Agência Aracaju de Notícias
17/04/2021 17h23

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), manteve neste sábado, 17, equipes fiscalizando o cumprimento das normas estabelecidas nos decretos municipal e estadual para redução da transmissão do coronavírus na capital sergipana.

Esse trabalho permanece intensificando devido ao momento difícil pelo qual passa o município e todo o país, com aumento do número de novos casos de covid-19. A vigilância mais intensa se dá na região da orla.

"Nesta tarde, como o tempo se firmou, voltamos a fiscalizar as praias, uma vez que pela manhã houve ocorrência de chuvas em praticamente todo o litoral aracajuano. Toda a faixa de areia está sendo monitorada por nossas equipes para que haja o cumprimento das medidas restritivas, previstas no decreto municipal, com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e assim prevenir a disseminação do coronavírus. Na parte da manhã, as fiscalizações foram desenvolvidas, através do Procon Aracaju e Guarda Municipal (GMA), com foco nos supermercados, enquanto a Defesa Civil manteve o foco nas áreas de riscos", explica o secretário da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida.

Apesar da chuva, algumas pessoas infringiram o acesso às praias e foram orientadas a retirar-se.

“Na operação de fiscalização da praia, hoje, houve uma diminuição na circulação de pessoas, muito, obviamente, pelo decreto municipal que proíbe a circulação na faixa de areia e também provocado pelas chuvas que aconteceram desde o  início da manhã. Houve a presença de surfistas na área da praia, mas a situação foi contornada pelas equipes de fiscalização”, afirma o coordenador da Defesa Civil, major Silvio Prado.

Em caso de desobediência, seja do acesso à praia, abertura de comércio não essencial ou toque de recolher, a pessoa poderá ser encaminhada à delegacia para lavratura do auto de violação dos decretos, por crime contra a saúde pública.   

Fiscalizações nos supermercados
O Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju) e a GMA fiscalizaram, ao longo da manhã deste sábado,17, o cumprimento das medidas restritivas e de biossegurança em sete supermercados da capital. Todos foram notificados para continuidade do cumprimento das medidas e orientados para reforçar os cuidados necessários à prevenção contra a propagação do coronavírus.