Prefeitura distribui vacinas contra a Influenza para estabelecimentos de Saúde

Saúde
19/04/2021 16h42

A Prefeitura de Aracaju iniciou, nesta segunda-feira, 19, a distribuição das vacinas para Campanha contra a Influenza para os hospitais e as Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A Rede de Frio da Secretaria Municipal da Saúde é o setor responsável pelo armazenamento e distribuição de imunobiológicos para as salas de vacina.

Inicialmente, serão destinadas 20.340 doses às crianças menores de seis anos e 4.402 para gestantes e puérperas. Já para os trabalhadores da Saúde serão 14.958 e, nesse momento, a prioridade são aqueles que atuam em hospitais e retaguardas de atendimento covid-19.

Segundo a coordenadora de Imunização da SMS, Ana Paula Machado, o quantitativo que está liberado para cada hospital foi repassado através de lista do próprio estabelecimento. “Entramos em contato com os hospitais e eles informaram a quantidade necessária para a imunização dos profissionais. Disponibilizamos as doses, seringas e o cartão de vacina. Com o material organizado, cada hospital retira seu material na Rede de Frio. Os hospitais seguem com a preparação da equipe para vacinar os profissionais no próprio local de trabalho”, explica.

Dia D
A 23ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza terá, na próxima quarta-feira, dia 21, mesmo sendo feriado, o "Dia D" de mobilização. Em Aracaju, todas as UBSs irão funcionar, das 8h às 16h, para vacinação das crianças, gestantes e puérperas que estão contemplados na primeira fase da campanha.

“Os serviços de rotina das UBS estarão suspensos nesta data. Essa estratégia foi pensada para evitar aglomerações e garantir que os pais vacinem os filhos sem contato com o público que procura outros tipos de atendimento. Para ter acesso ao serviço, basta se dirigir à UBS mais próxima com um documento de identificação com foto e o cartão de vacina. No caso da gestante, é importante levar a caderneta da gestante, caso já tenha iniciado o pré-natal, ou o resultado do exame, caso esteja nas primeiras semanas”, enfatiza a coordenadora.

Após o dia D, as UBSs continuarão vacinando, das 8h às 16h, aqueles que não puderam comparecer no Dia D. A segunda fase da campanha contra a gripe terá início no dia 11 de maio e contemplará idosos a partir de 60 anos e professores.