Prefeitura de Aracaju discute integração regional para o verão 2022

Indústria, Comércio e Turismo
19/04/2021 18h31

Nesta segunda-feira, 19, o secretário municipal da Indústria, Comércio e Turismo de Aracaju (Semict), Marlysson Magalhães, recebeu em seu gabinete a secretária municipal do Turismo, Cultura e do Esporte de Canindé do São Francisco, Patrícia Vitor Santos da Silva, juntamente com o chefe de Gabinete, Carlos Moisés de Lima Santos, e o secretário adjunto da Cultura e do Turismo de Estância, Allan Alberto Santos de Oliveira. No encontro, os gestores discutiram a construção de uma agenda integrada de turismo entre os municípios, com vistas a elevar o fluxo turístico para o verão de 2022 e ampliar a permanência dos visitantes no estado.


Após análises do atual cenário do turismo com a pandemia da covid-19 e informações iniciais sobre atrativos estruturados para recepção de turistas no estado, os representantes dos três municípios definiram como atrativo comum entre eles o perfil do turismo sol e praia, que envolve água.


“Esta é uma primeira reunião e faremos outras com outros municípios e entidades do trade, mas nesta primeira reunião discutimos convergências de atrativos para o verão 2022 e algo que temos em comum no sol e praia é o elemento água, mas claro que o próprio mercado vai definir as escolhas dos nossos visitantes. Esse roteiro integrado, voltado para a água, é apenas um atrativo de convergência para prolongar o tempo de permanência dos turistas no estado”, esclareceu Marlysson Magalhães


O secretário destacou os investimentos que a Prefeitura de Aracaju vem realizando para a promoção do destino, através de convênio com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis em Sergipe (Abih/Se), em parceria com a CVC Corp. “Os recursos já foram assegurados e envolve investimentos de mais de R$1,3 milhão, apenas para a divulgação e promoção do destino”, citou.


Para Allan Oliveira, com a formação deste grupo de trabalho, no segundo semestre já será possível “apresentar à sociedade algumas ações integradas, associadas com investimentos em promoção de forma a amenizar este momento que a gente vem passando com a pandemia”.


“O turismo interno tende a ser uma grande alternativa e com essa proposta de integração, a gente conseguirá diversificar as experiências do nosso turista e mantê-los mais tempo consumindo nossos produtos turísticos. Com um roteiro regional, a gente conseguirá se destacar com relação a destinos próximos já consolidados”, explicou.


De acordo com Patrícia Vítor Santos, os municípios de Aracaju, Canindé do São Francisco e Estância estão entre os três destinos mais visitados no estado e a proposta de regionalização será um grande produto para o setor do turismo na retomada das atividades.


“É importante este início de discussão visando uma regionalização turística, porque existe uma demanda reprimida por turismo com essa pandemia e quanto mais somarmos atrativos bacanas e diversificados, o turista vai se encantar e ficar mais tempo em nosso estado”, considerou.


Um benefício observado por Carlos Moisés com a integração é o fomento não só da cadeia produtiva do turismo, mas a valorização da cultura sergipana em suas variadas linguagens.


“Essa proposta vai permitir a interiorização do turismo, proporcionando um tempo maior de permanência dos turistas dentro do estado, com isso, teremos um fluxo maior de receitas na hotelaria, restaurantes, artesãos, cultura e outros empreendimentos da cidade. E além da cadeia do turismo, beneficiada com incremento no fluxo de receitas, a regionalização vai valorizar e fortalecer nossa cultura e encantar os visitantes com o que temos em nossos municípios”, enalteceu.


Ao final do encontro, o grupo inaugural de formação da proposta de integração definiu um novo encontro para a primeira semana de maio, oportunidade em que avançarão na formatação do plano e de uma agenda de reuniões setoriais com entidades do trade turístico.