Prefeitura inicia a imunização dos profissionais da saúde contra a influenza

Saúde
20/04/2021 17h05

Nesta terça-feira, 20, os profissionais da saúde de Aracaju começaram a ser vacinados contra a influenza nos próprios locais de trabalho. As doses estão sendo ofertadas pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), apenas para os trabalhadores da saúde de Hospitais e Unidades Básicas de Saúde (UBS) da Capital.

“Cada Hospital ou Unidade preparou sua equipe para vacinar os profissionais no próprio local de trabalho. Os servidores foram orientados a comparecer nos horários sem formar aglomeração, e sem atrapalhar o serviço de rotina do trabalho”, explica a coordenadora geral do Fernando Franco, Suiane Gomes de Oliveira.

O Hospital Fernando Franco foi um dos estabelecimentos de saúde contemplados e a médica Ana Karoline Moura, que atua na unidade, reconheceu a organização e o trabalho do Município durante esta primeira etapa da campanha.
 
“Vivemos em um país de múltiplas doenças e ser vacinado contra uma doença, pelo SUS, é uma vitória e felicidade para todo mundo. Ainda mais, sendo vacinado no local de trabalho, o que agiliza a vida de qualquer um, agora é seguir para o trabalho”, elogia. 

Já a médica Vanessa Mascarenhas classificou a ação como positiva. “Nós sabemos que nesta época começa o aumento dos casos de influenza, e associada à pandemia do coronavírus é fundamental que todos os profissionais assumam o compromisso e tomem a vacina da influenza”, enfatiza.

Dia D
Além dessa oferta, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) realizará, nesta quarta, dia 21, o Dia “D” de mobilização. Para isso, todas as UBSs irão funcionar, das 8h às 16h, para vacinação de crianças, gestantes e puérperas que estão contemplados na primeira fase da campanha de gripe.

Os serviços de rotina das UBS estarão suspensos nesta data. Essa estratégia foi pensada para evitar aglomerações e garantir que os pais vacinem os filhos sem contato com o público que procura outros tipos de atendimento.

Para ter acesso ao serviço, basta se dirigir à UBS mais próxima com um documento de identificação com foto e o cartão de vacina. No caso da gestante, é importante levar a caderneta da gestante, caso já tenha iniciado o pré-natal, ou o resultado do exame, caso esteja nas primeiras semanas.

Inicialmente, foram destinadas 14.958 doses para trabalhadores da saúde, com prioridade aqueles que atuam em hospitais e retaguardas de atendimento covid-19. Já para às crianças menores de seis anos serão 20.340 e, para gestantes e puérperas serão 4.402 doses.