Saúde de Aracaju recebe novas máscaras de ventilação não invasiva para pacientes com covid-19

Saúde
22/04/2021 16h50

Nesta quinta-feira, 22, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) recebeu, por intermédio da iniciativa voluntária do Grupo Spirandi, a doação de nove máscaras VNI (Ventilação Não Invasiva) para serem utilizadas nos pacientes atendidos em leitos de retaguarda da Capital. 

O diretor jurídico da SMS, João Vitor Burgos, que representou a secretária da pasta, Waneska Barboza, durante o recebimento do material, ressaltou que Aracaju tem contado com parcerias importantes no enfrentamento ao coronavírus.

“O Spirandi já é nosso parceiro desde o início da pandemia, e é um grupo com iniciativa voluntária, que capta recursos das iniciativas privada e pública. É muito gratificante termos parcerias como essa e é muito louvável, do ponto de vista humano, a ação do pessoal do projeto. É com este espírito de união e pensamento coletivo que venceremos esta doença”, frisou o diretor da SMS.

A médica e referência técnica (RT) da área covid na retaguarda do Hospital Fernando Franco e do HUSE/SMS, Ana Karolina Moura, explica que a ventilação não invasiva (VNI) é um dos principais instrumentos no tratamento da covid-19. Segundo ela, um paciente que responde bem e consegue fazer as sessões de VNI otimiza a capacidade pulmonar comprometida pela doença.

“Ter mais nove máscaras na unidade, em especial a da Spirandi, ajuda a sermos ainda mais eficientes no tratamento oferecido na unidade. O dispositivo vem com manual e uma interface de fácil entendimento e aplicação. Conseguimos, sem dificuldade, conectar diretamente na fonte de oxigênio, sem precisar deslocar um ventilador para o leito do paciente. Percebemos também uma boa aceitação pelos pacientes, que acabam preferindo esse dispositivo a outros que ocupam completamente o rosto”, enfatiza