Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador monitorou cerca de 28 mil pessoas em 2020

Saúde
22/04/2021 15h00

A Rede de Atenção à Saúde do Trabalhador (Reast), da Secretaria da Saúde de Aracaju, possui a função de fortalecer a política da saúde do trabalhador, estruturando e desenvolvendo ações direcionadas aos trabalhadores formais ou informais, públicos ou privados, de maneira individual ou coletiva. Neste sentido, a Reast monitorou 27.960 trabalhadores em 2020.

A Reast é dividida em duas frentes de trabalho: o Centro de Referência de Saúde do Trabalhador (Cerest) e a Vigilância de Saúde do Trabalhador (Visat), realizando atividades para o bem-estar e a saúde do trabalhador.

“O Cerest existe há 16 anos e tem como objetivo a educação em saúde para o trabalho, o acolhimento, a articulação intra e intersetorial, visando produzir resolutividade dos problemas, execução de ações de prevenção dos acidentes, de doenças e de promoção à saúde em ambientes de trabalho, elaborando e executando projetos de estudo”, explica a assistente social Conceição Balbino.

Já a Visat faz busca ativa de casos de acidente de trabalho, alimentação de bancos de dados, mapeamento de risco dos locais de trabalho, inspeção e investigação. “Trabalhamos em conjunto com a Vigilância Sanitária e Epidemiológica, emitindo relatórios das inspeções em empresas, tanto da rede pública como privada. Também fazemos notificações para o Ministério da Saúde (MS) de agravos relacionados ao trabalho”, afirma a gerente da Visat, Macella Cabral.

O psicólogo do Cerest, Pedro Henrique Nunes, reforça que as relações no ambiente de trabalho podem ser agentes causadores de problemas. “Desde o começo da pandemia vimos alguns profissionais sobrecarregados, com medo e muita ansiedade. Buscamos conscientizar tanto os empregadores quanto os empregados sobre a importância de ter um bom ambiente de trabalho para melhor rendimento e prevenção de patologias, que de alguma forma tenham sido causados por uma relação de trabalho”, enfatiza o psicólogo.

O Fluxo da Reast é porta aberta, funcionando de segunda a sexta-feira, no Edifício Estado de Sergipe, 19º andar, na travessa Baltazar Góis, 86. Para outras informações, o trabalhador interessado pode entrar em contato também pelos telefones 3179-2737, ou 3179-2792.