Prefeitura retoma vacinação e já vacinou 109.107 pessoas em Aracaju

Agência Aracaju de Notícias
26/04/2021 19h00

Nesta segunda-feira, 26, a Prefeitura de Aracaju retomou a campanha de vacinação contra a covid-19 para profissionais de saúde e idosos que perderam a data. Assim, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 109.107 já foram imunizadas, na capital, o que corresponde a 16,40% da população aracajuana. 

Durante o último final de semana, a vacinação foi suspensa devido ao ajustamento da logística, por parte do Governo do Estado, para a distribuição de novas doses, o que demandou a reorganização do cronograma de imunização da Prefeitura. 

Até o momento, Aracaju já vacinou 78.382 idosos, sendo que 17.322 já tomaram a segunda dose, 27.779 profissionais de saúde e, destes, 17.909 tomaram a segunda dose, 2.072 profissionais das forças armadas ou de segurança, 348 pessoas com síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Esperança num frasco 

Há pouco mais de três meses, a Prefeitura iniciou a vacinação. De lá para cá, em meio às doses aplicadas, lágrimas também fizeram parte do processo. A emoção de ser imunizado tomou conta de muitos daqueles que, no momento, já puderam receber a vacina.

A fisioterapeuta Flávia Diana Santos, por exemplo, assim como tantos outros, nunca imaginou passar por uma pandemia. “Todo mundo usando máscara, parece até coisa de filme, mas é a vida real. É um momento muito difícil este que estamos passando e, poder ser vacinada, me traz muito alívio. Apesar de ser batido, a verdade é que a vacina é, sim, uma dose de esperança”, ressalta. 

A farmacêutica Aline Silva não conteve a alegria e destacou: “a vacinação foi o momento mais importante da minha vida, no último ano". "Eu estava nervosa, ansiosa por esse momento e ele chegou. A vacina é extremamente essencial e precisamos defender essa ação para que, em breve, todos possamos estar imunizados”, completou. 

O profissional de segurança pública Carlos Rocha acredita que a vacina é o único meio de barrar a mortalidade causada pela covid-19. 

“Fiquei muito emocionado por tomar a vacina e, de fato, é o que pode nos proteger e fazer com que logo possamos voltar à normalidade. Estou muito feliz e grato por este momento”, afirma Carlos. 

O desejo da técnica de enfermagem Emily Costa é poder ajudar ainda mais as pessoas. “Agora, vacinada, isso será possível. Quero ter condições de realizar o meu trabalho ainda melhor e sem medo. Espero que, em breve, todos possam ter a mesma sensação de alívio que estou sentido”, destaca.