A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Assistência Social, deu continuidade nesta terça-feira, 27, ao cadastramento do público-alvo do Auxílio Municipal Emergencial (AME). No programa, cinco mil famílias aracajuanas serão beneficiadas com o valor de R$600,00, que será pago em três parcelas de R$200,00 nos meses de maio, junho e julho.
O cadastro está sendo realizado das 9h às 15h, na Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), localizada no calçadão da rua João Pessoa, no Centro da Cidade. No local, são entregues senhas por ordem de chegada.
Neste segundo dia, o cronograma de atendimento foi destinado aos Permissionários do Transporte Escolar, que não estavam inclusos no Cadastro Único (CadÚnico). A inclusão na ferramenta é um dos critérios para concessão do AME.
De acordo com a coordenadora de Políticas de Transferência de Renda da Assistência Social da capital, Yolanda Oliveira, o total de 187 cidadãos foram atendidos. “A previsão para hoje era cadastrar 150 pessoas, mas ultrapassamos esse resultado que superou nossas expectativas. Ressaltamos que o público-alvo que tem tido dúvidas sobre o cadastro também tem se dirigido à nossa Central de Atendimentos. O Auxílio é destinado àqueles em situação de vulnerabilidade temporária que não receberam nenhum tipo de benefício Estadual ou Federal. Até a próxima quinta-feira, estaremos seguindo o nosso cronograma de atendimentos”, esclareceu a coordenadora.
Após a finalização dos cadastros será iniciada uma avaliação das informações para, posteriormente, ser feita a divulgação dos nomes aprovados. Com a aprovação, será confeccionado um cartão para abertura de conta, o qual será entregue na residência do usuário. O pagamento da primeira parcela está previsto para o final de maio.
É importante ressaltar que, para evitar aglomeração em função do coronavírus, os atendimentos estão sendo divididos por categorias. No primeiro dia, (26), aos artesãos foram encaminhados ao cadastro, já os Permissionários do Transporte Escolar foram cadastrados nesta terça (27). Nesta quarta-feira, (28) é a vez os ambulantes, e na quinta-feira, (29) encerraremos os cadastros com a categoria que inclui artistas e trabalhadores de shows e eventos.
O motorista de transporte escolar, Márcio Agre, é morador do bairro Pereira Lobo. Com as medidas restritivas da pandemia, atualmente, ele faz o transporte de apenas duas crianças do maternal, grupo autorizado aos estudos presenciais. “Desde quando começou a pandemia, venho sendo prejudicado. Vim atrás do auxílio porque ajudará financeiramente a mim e minha família”, contou.
Outras informações e documentos necessários
Para resolução de maiores dúvidas, o cidadão aracajuano pode entrar em contato com a Secretaria Municipal da Assistência Social pelas redes sociais (@assistenciaaju) e pelo número (79) 3711-5011.
Para realizar o cadastramento é fundamental possuir em mãos os seguintes documentos: certidão do órgão de Classe ou Declaração do Sindicato; Identidade/Carteira Profissional; CPF; Comprovante de Residência e Certidão de Casamento.