Oficinas online ofertadas pela Prefeitura capacitam aracajuanos para o mercado de trabalho

Agência Aracaju de Notícias
04/05/2021 10h00
Início > Notícias > Oficinas online ofertadas pela Prefeitura capacitam aracajuanos para o mercado de trabalho

A pandemia do novo coronavírus atingiu todos os setores, impactando diretamente a economia e criando outras demandas para o mercado de trabalho. Para garantir a capacitação profissional gratuita nessa nova realidade, a Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat), precisou se adaptar rapidamente, oferecendo oportunidades de formação e aperfeiçoamento profissional de forma virtual.

A presidente da Fundat, Edivaneide Lima, lembra que o mundo todo foi pego de surpresa com a pandemia. “Nesse cenário, nossos serviços de capacitação se tornaram ainda mais importantes. Tivemos que nos reinventar e migrar para o ambiente virtual. No começo, foi muito difícil, porque nossos serviços de formação sempre foram presenciais. Então a gente precisou aprender a trocar o pneu do carro andando, fomos aprendendo e fazendo”, descreve a secretária.

Para cumprir com o compromisso de atender à população, a Fundat começou a organizar lives, com temas voltados para o empreendedorismo, capacitação e atualização profissional, ministradas por professores qualificados nessas áreas. Ao todo, foram realizadas 22 lives em 2020.

Depois desse primeiro momento, a Fundat passou a ofertar oficinas online. Em 2020, foram abertas 146 turmas virtuais, com 4.653 qualificados. Entre janeiro e março deste ano, já foram ofertadas 31 turmas, com 1.316 qualificados. Somando todas as iniciativas de formação online ofertadas pela Fundat, 5.969 aracajuanos foram capacitados durante este período de pandemia.

“As oficinas atendem a demanda, porque têm uma carga horária menor que os cursos. Essa escolha foi feita, inclusive, pensando no acesso à internet por parte dos alunos, pois muitos deles utilizam os dados do celular. Para aqueles que não têm conexão, a Fundat disponibiliza em suas unidades computadores para que todos possam participar das oficinas”, informa Edivaneide.

Segundo a presidente, a procura tem sido muito grande. Cursos como o de auxiliar administrativo, por exemplo, têm todas as vagas preenchidas em apenas algumas horas. Há uma demanda grande, também, para as oficinas de oratória, recepcionista, cuidador de idoso. “A procura mais expressiva é para os cursos da área de serviços, mas temos uma demanda em todas as áreas”, detalha a presidente.

Iniciativa aprovada 
As oficinas online ofertadas pela Fundat têm uma carga horária que varia entre duas ou três horas. Os instrutores são profissionais e especialistas voluntários, cooptados a partir da parceria entre a Fundat e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). 

Os alunos que participam das formações online estão aprovando a iniciativa. O diretor sindical Robson Carvalho já participou de seis oficinas virtuais ofertadas pela Fundat. “A experiência foi ótima, os conteúdos foram bastante dinâmicos e acrescentaram bastante no meu desempenho profissional. Eu peguei o conhecimento dessas oficinas para aperfeiçoar ainda mais meu atendimento com o público”, considera.

Robson destaca a importância das oficinas virtuais ofertadas pela Fundat neste momento de distanciamento social. “Como não podemos ter contato, foi uma ótima ideia promover de forma online, garantido a capacitação profissional agora durante a pandemia. Essa iniciativa está acrescentando conhecimento que será aplicado no ambiente de trabalho, tanto para mim, quanto para muitos outros”, pontua.

Jannayna Araujo, recepcionista e estudante de Direito, também aproveitou a formação online disponibilizada pela Fundat e participou de sete oficinas. Ela conta que colocou muita expectativa quando viu as oficinas e se surpreendeu positivamente com todas. “Os conteúdos foram bastante completos, ajudando muito o entendimento e crescimento pessoal e profissional. Os instrutores realmente prepararam as aulas com muito amor e dedicação”, descreve.

Na avaliação de Jannayna, a experiência foi excelente, principalmente quando considerado o contexto da pandemia. “Estamos vivendo um tempo de muita luta e dor. A Fundat se mostra capacitada para ajudar o próximo e faz com que as pessoas, mesmo em casa, consigam melhorar seu currículo e obter mais conhecimento”, ressalta. 

Edvaneide destaca ainda que essa experiência com as oficinas virtuais durante a pandemia trouxe uma nova realidade para a formação ofertada pela Fundat. “Avançamos um passo importante, não tem como voltar atrás. O que faremos, agora, é aperfeiçoar ainda mais nossa oferta formativa e disponibilizar não só as oficinas, mas cursos, que têm uma carga horária maior. Nosso objetivo é crescer cada vez mais”, informa a presidente.