Mesmo com tempo firme, Prefeitura mantém equipes em alerta para chuva

Agência Aracaju de Notícias
29/04/2021 16h30

Esta quinta-feira, 29, foi de tempo mais firme, em Aracaju, com chuva leve apenas nas primeiras horas da manhã. No entanto, o alerta de chuva enviado pela Prefeitura, através do serviço via SMS da Defesa Civil Municipal, segue em vigor e, por este motivo, as equipes continuam em alerta para atuar preventivamente nas localidades que demandarem maior atenção. 

Nesta quinta, foram registrados apenas 6 mm de chuva e, durante todo o mês, já se tem um volume acumulado de 213 mm, o que supera os 200 mm esperados para abril. Conforme destacou o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado, os alertas de chuva deverão ser enviados praticamente todas as semanas, enquanto durar o período chuvoso, que teve início em março e segue até o mês de junho. 

“É um período chuvoso e, portanto, serão enviados alertas, mesmo com chuvas moderadas. Todo o Comitê de Gerenciamento de Crise está mobilizado para atuar no menor tempo resposta e todos já têm suas obrigações muito bem consolidadas para prestar o suporte para a população em situações de necessidade”, reforça o major. 

De maneira integrada e preventiva, equipes da Defesa Civil, órgão da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), bem como das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb), e da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), atuam em toda a cidade, seja na manutenção do sistema de drenagem ou mesmo para auxílio de motoristas e pedestres.

Canais de atendimento e alerta 
Para registrar uma ocorrência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, que tomará as providências necessárias. Além disso, as equipes fazem o monitoramento constante nos locais de risco, sujeitos a alagamentos ou desmoronamento.

A Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Defesa Civil, mantém um canal para informar a população, via SMS, sobre os alertas meteorológicos. Para receber os avisos é necessário enviar um SMS para o número 40199 e inserir, no campo da mensagem, o CEP do local sobre o qual deseja receber informações.

Após encaminhar o SMS de cadastro, será enviada uma mensagem de confirmação e o celular estará habilitado para receber os alertas da Defesa Civil. O serviço é gratuito e permite que a mesma pessoa cadastre mais de um CEP.