Com espetáculos disponibilizados no AjuPlay, Prefeitura celebra Semana da Dança

Agência Aracaju de Notícias
29/04/2021 16h48

Como uma das principais expressões artísticas, a dança tem seu destaque nos projetos desenvolvidos pela Prefeitura de Aracaju, a exemplo do AjuPlay, plataforma digital coordenada pela Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) para dar maior visibilidade aos artistas sergipanos e contemplar os frutos do edital Janelas para as Artes. Nesta semana, quando se comemora o Dia da Dança (29 de abril), a plataforma de streaming disponibiliza três espetáculos de dança, entre os dias 30 de abril e 2 de maio. 

Para abrir a programação na plataforma, na sexta-feira, dia 30, às 18h, o Coletivo Ginká apresenta “Obirin-Força Feminina”. O espetáculo começa seu processo de criação centrado nas pesquisas, relatos, vivências, ideias e linguagens sobre a trajetória da mulher no espaço social. Inspirado a partir do legado da história da líder negra Nzinga, também conhecida como Jinga ou Ginga, ou Nzinga de Matamba, entre outros nomes, lá no Sudoeste da África.
 
As bailarinas-intérpretes, ao expor sua intenção na linguagem coreográfica, expressam a investigação contemporânea, na linguagem corporal e nas experiências vividas e relatadas, a partir de realidades em nosso convívio social.

“Estreamos o espetáculo e, logo em seguida, veio a pandemia, então não rodou. Passamos nove meses criando e ensaiando. Dizemos que foi a nossa gestação. Então, esse projeto da Prefeitura foi muito importante pelo suporte dado aos artistas, afinal, artistas vivem de aplausos, necessitamos disso. Apostamos muito nesse trabalho. Essa plataforma vai ampliar a divulgação do nosso trabalho e as pessoas terão sempre à disposição. O coletivo existe desde 2017 e é oriundo da Companhia Dançart. Neste ano, a semana da dança será bem diferente, mas a arte vive com a gente e criamos meios de nos reinventar, e essa plataforma é prova disto”, discorre a representante do coletivo Judy Bem.

Na tarde do dia 1º, às 14h, Saghira El Helwa apresenta seu espetáculo “Rotina Clássica Oriental Árabe”, um show solo de rotina clássica oriental árabe abordando os principais ritmos árabes, suas nuances e os movimentos mais adequados a cada um deles.

“Desde criança, me interesso por dança e, em 2014, entrei, de fato, neste mundo. De lá para cá, já participei de festivais e concursos, o que me deu uma bagagem interessante. Com a pandemia, algumas coisas ficaram mais complicadas e, nós, artistas, tivemos que nos adaptar. Essa plataforma trouxe uma forma de divulgar o nosso trabalho, ativar essa arte. A arte da dança transforma o outro e traz consigo uma melhora de vida. Agora, posso levar a minha arte para ainda mais longe. Toda a equipe da Funcaju trabalhou muito bem para que os artistas pudessem explorar os espaços de forma significativa para preparar conteúdos de qualidade para o público. O AjuPlay vai ajudar também as pessoas vivenciarem a dança”, considera Saghira El Helwa.

Para fechar a programação de uma semana tão importante para a cultura, às 14h, Margareth Teixeira apresenta “Os Quatro Elementos Na Dança Cigana”, espetáculo de dança que pretende apresentar os quatro elementos da natureza na musicalidade cigana, incluindo o simbolismo e um acessório que caracterize cada elemento (terra, fogo, água e ar).
 
No contexto da etnia cigana, a dança materializa em movimentos a expressão das tradições e da cultura do seu povo. Para os ciganos, a dança demonstra sua forma de vida, seus valores e tradições. A sua cultura está intimamente ligada à natureza e tudo o que vem dela. Os elementos e os movimentos do bailado, associados à musicalidade explorada nas danças do povo cigano, representam as forças da natureza.

“O AjuPlay é um espaço de visibilidade e divulgação e uma forma de prestigiar quem trabalha por aqui, ainda mais num momento como esse. Nesse período desafiador, precisamos nos adaptar ao mundo online e, assim, a plataforma vai ajudar até a termos mais alunos, difundir o estilo de dança que faço. O diferencial do AjuPlay é o alcance. Antes desse projeto, eu estava muito desmotivada e, depois, ganhei mais energia para trabalhar. As pessoas precisam valorizar mais a arte e a Prefeitura, com os projetos que vem desenvolvendo, possibilita isso. Agradeço muito a oportunidade”, afirma Margareth Teixeira. 

O site está disponível para a população, através do endereço eletrônico www.ajuplay.com.br. Além de promover entretenimento e acesso à cultura para os usuários do streaming, o AjuPlay serve também como portfólio das produções locais, contribuindo para projetar a classe artística aracajuana para o mundo.