Professora da rede municipal desenvolve ações diferenciadas para as aulas remotas

Educação
03/05/2021 14h20

Apesar do distanciamento físico, a escola tem estado presente na rotina dos alunos da rede municipal de ensino. Sob orientação e acompanhamento intensivo da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed), professores se reinventam em suas metodologias, como a professora Aline Ávila, que criou um canal no YouTube e passou a desenvolver outras ferramentas de apoio e fortalecimento à aprendizagem.

Aline é professora do 3º ano na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Presidente Tancredo Neves, localizada no bairro Ponto Novo. Com pós-graduação em Tecnologia e vontade de sair do comum em seus métodos de ensino durante as aulas remotas, ela viu na publicação dos vídeos educativos uma forma de resolver desafios, como não encher a memória do celular das mães com arquivos pesados e tornar mais prática a disponibilização do material aos seus alunos.

O envio dos vídeos pela plataforma também possibilitou economizar tempo e contribuir para a qualidade na produção do conteúdo, despertando, consequentemente, um maior interesse das crianças.

“Estou cada vez mais animada e empolgada. Seria bem mais simples mandar uma atividade de folha, recolher, corrigir e dar uma nota, mas eu sentia que podia fazer mais para que as crianças não parassem de estudar, que aproveitassem esta fase para experimentar coisas diferentes. Alguém me deu a ideia de postar no YouTube e, apesar de nunca me imaginar fazendo isso, resolvi encarar. Vi que dá certo porque os alunos sempre me dão retorno das atividades. Percebo que eles estão mais ativos e realmente aprendendo”, explica a professora.

Além dos vídeos, ela também criou o projeto Rota de Aprendizagens, a partir do qual seleciona um tema central e trabalha uma série de atividades. Segundo Aline, o planejamento das aulas está sempre baseado na relação com a realidade atual, a exemplo de trabalhar o coronavírus como ser vivo, mostrar porque ele desenvolve nos seres humano e não desenvolve em objetos, falar sobre o isolamento social, o que a natureza ganha com isso.

Aline também aplica o sistema de provas diagnósticas através do aplicativo Google Forms. “Logo no início do ano a Prefeitura de Aracaju sugeriu que fizéssemos avaliações diagnósticas de Português e Matemática com nossos alunos através de PDFs. Optei por adaptar as questões para o programa. Desenvolvi todo o layout e vou explicando o que eles devem fazer em cada questão através de vídeos curtos”, detalha.

Ela pontua, ainda, a importância da família do estudante para os resultados de todas estas ações. “Dependo do intermediário, que são os pais, que colocam os filhos para assistir os vídeos e fazer as atividades, claro que também entendendo o lado deles sobre as dificuldades com internet ou porque muitos trabalham o dia todo. Mas estarei o mais próxima que puder, incentivando-os a olhar a educação como prioridade mesmo neste momento, para que não sejam prejudicados no futuro”.

Empenhada no auxílio às atividades remotas passadas pela escola para Adrielly Joany, aluna da professora Aline, Adriana Guilherme conta que, mesmo sem aulas presenciais, a filha tem apresentado desenvolvimento na aprendizagem.

“A professora está ajudando bastante e tenho muito orgulho do que ela tem feito pelas crianças. Estamos amando a criatividade dela. Sei que está fazendo tudo que pode para elas. Aline manda vídeos explicando as tarefas, liga para os alunos para conversar e responder dúvidas e, por isso, apesar deste momento difícil, a escola está presente e não tenho do que reclamar”, garante Adriana.