Prefeitura Municipal de Aracaju/SE
Serviços Urbanos

Prefeitura utiliza minicarregadeira para reforçar serviço de limpeza de canal

04/05/2021 15h00

A Prefeitura de Aracaju reforça a limpeza mecanizada dos canais revestidos da cidade utilizando minicarregadeira tipo bobcat. O procedimento que começou a ser realizado nesta terça-feira, 4, em trecho do canal da avenida Francisco Moreira, localizado no bairro Ponto Novo, objetiva dar ainda mais celeridade ao trabalho executado através da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb).

De acordo com o presidente Luiz Roberto Dantas, o trabalho faz parte do plano de prevenção adotado pela administração municipal, em 2017, para evitar situações de transbordamentos ou alagamentos.
 
“A decisão pelo uso da minicarregadeira foi avaliada positivamente pelo operacional da empresa, tendo em vista que, por ser de pequeno porte, este equipamento oferta praticidade ao trabalho de junção dos entulhos encontrados nos canais e que, posteriormente, serão removidos pela escavadeira hidráulica (canais mais profundos) ou pela retroescavadeira (canais rasos)”, informou o presidente. 

Luiz Roberto ressaltou que há o empenho constante da Emsurb em buscar alternativas possíveis para promover com eficácia a limpeza dos canais. O presidente lembrou que, além da forma mecanizada, fazem parte do plano de prevenção os métodos de limpeza por barragem e manual e, também, o uso da tela de contenção.

“O procedimento com tela de contenção, por exemplo, foi pensado e colocado em prática como forma de impedir que o lixo descartado, de forma indevida pela população, viesse a provocar o entupimento das galerias. Este auxilia ao método manual”, explicou o gestor. 

Para o trabalho com uso da tela de contenção, empregado desde 2017, a Diretoria de Operações da Emsurb informou que foram observados os canais da cidade que mais recebiam lixo de forma irregular.
 
A partir daí, a empresa passou a instalar o instrumento e monitorar regularmente cada situação. Trechos dos canais localizados nos conjuntos Médici, Almirante Tamandaré e Veneza, nas avenidas Anízio Azevedo (13 de Julho) e José Conrado de Araújo (Industrial) são assistidos pelo procedimento, regularmente.