Vice-prefeita e secretária debatem projetos de inovação da Saúde

Agência Aracaju de Notícias
04/05/2021 18h01

A vice-prefeita de Aracaju, Katarina Feitoza, e a secretária municipal da Saúde, Waneska Barboza, se reuniram nesta terça-feira, 4, para discutir algumas ações da área nesse momento da pandemia.

Waneska apresentou a Katarina um resumo das últimas ações da pasta, que, segundo a secretária, tem apostado em inovação tecnológica para enfrentar esse período. Uma das novas ferramentas implementadas foi a sala de situação, que possibilita à gestora visualizar diversos cenários. 

Para além disso, a Secretaria criou mecanismos específicos para o enfrentamento à pandemia, como o MonitorAju, programa de monitoramento de pacientes com sintomas gripais ou confirmados para covid-19.

“Esse acompanhamento hoje é feito de forma automática, robotizada, o que possibilita o atendimento a todos os casos”, explica Waneska. 

Katarina ressalta que esse suporte tecnológico tem sido fundamental para que o Município avance em estratégias contra a disseminação do vírus e da doença. “É exatamente para isso que serve o setor de Inteligência, fornecer subsídios para que o gestor tome as melhores decisões”, resume.

Isso justifica, segundo Katarina, a ampliação de mecanismos de atuação contra a covid-19, mesmo com a pandemia avançando. “A pandemia não melhorou. Mas nós melhoramos. E isso perpassa pela liderança, pela forma que a gestão tem de ver as coisas”, afirma. 

A vice-prefeita encerrou a reunião frisando que, na gestão municipal, o serviço público tem sido tratado com seriedade, utilizando as melhores práticas, como equipes multidisciplinares e processos padronizados. “Isso nos dá mais segurança para enfrentar essa guerra”, reforça Katarina.