“Estou feliz demais”, expressa Paulo Canuto, 66 anos, que recebeu a segunda dose da CoronaVac na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amélia Leite, no bairro Suíssa. O aposentado enfatiza a importância da imunização: “só com a vacina que a gente vai acabar com esse mal que é o coronavírus. Já tomei as duas doses, e se surgir a terceira, venho tomar também”, brinca.
Seu Paulo foi um dos 2.311 aracajuanos vacinados nesta quarta-feira, 5. Desses, 942 receberam a primeira dose e 1.369 completaram o ciclo vacinal com a segunda dose. A Prefeitura de Aracaju está aplicando os imunizantes CoronaVac, AstraZenca e Pfizer, no drive-thru na Sementeira, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em pontos de apoio.
Nesta segunda fase do Plano Municipal de Imunização, estão sendo vacinados pessoas de 59 anos com comorbidades e com deficiência permanente; doentes renais crônicos em diálise, gestantes e puérperas com comorbidades acima dos 18 anos.
Além da imunização desse novo público, estão sendo aplicadas a segunda dose da CoronaVac e da AstraZeneca. Continua, também, a vacinação de idosos acima de 60 anos, profissionais de saúde, agentes de segurança e salvamento.
Natali de Mendonça, funcionária da Secretaria de Estado da Saúde, tomou a primeira dose da vacina da Pfizer na Escola Municipal Presidente Vargas. Ela estava muito emocionada ao ser vacinada, pois há dois dias vivenciou a perda de um ente querido para a covid. “É uma angústia muito grande esperar pela nossa vez, então é um alívio ser vacinada. Espero que essa hora chegue o quanto antes para todo mundo”, declara.
A profissional de segurança Carla Barreto, 45 anos, foi se vacinar no drive-thru na Sementeira. Para ela, o sentimento é de gratidão. “A vacina é extremamente importante, é uma ação de consciência coletiva para que consigamos passar por este momento tão difícil”, enfatiza.
O policial militar Nailson Oliveira, 31 anos, também foi se vacinar no drive e conta que é uma sensação de alívio. “Com a vacina, estarei mais protegido e, como consequência, minha família estará mais protegida também”, ressalta.
Vacinação comorbidades
Para se vacinar, as pessoas com comorbidades necessitam de um relatório médico que ateste alguma das doenças definidas pelo Ministério da Saúde. Com esse laudo, é possível fazer o cadastro no portal VacinAju, inserir a documentação exigida e aguardar a liberação do código para ser vacinado no drive-thru, das 8h às 17h.
A outra opção é ser vacinado em uma Unidade Básica de Saúde (UBS) ou nos pontos de apoio. Nesses locais, deve-se apresentar o laudo médico e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), não é necessário fazer o cadastro no VacinAju. Quem ainda não possui o cadastro no SUS deve levar original e cópia do RG, CPF e do comprovante de residência atualizado. O cadastro é feito na hora e a vacina pode ser aplicada em seguida.
As UBSs que estarão vacinando as pessoas com comorbidades são: José Augusto Barreto (Japãozinho), Augusto Franco (Farolândia), Santa Terezinha (Robalo), Marx de Carvalho (Ponto Novo), Adel Nunes (Bairro América), Manoel de Souza Pereira (Jabotiana), Hugo Gurgel (Coroa do Meio), Cândida Alves (Santo Antônio), Edézio Vieira de Melo, e também no ponto de apoio no Cras João de Oliveira Sobral (Santos Dumont), das 8h às 16h
Segunda dose
A aplicação da segunda dose da CoronaVac está sendo realizada no drive-thru na Sementeira, das 8 às 17h e nas UBSs Francisco Fonseca (18 do Forte), Amélia Leite (Suíssa) e Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas); e nos pontos de apoio na Estação Cidadania do Bugio e o Colégio CCPA (Grageru), das 8h às 16h.
Para recebe a segunda dose, é obrigatório apresentar o cartão de vacinação e um documento de identificação com foto. Quem optar pela imunização no drive, deve apresentar, ainda, o código que foi gerado no portal VacinAju para receber a primeira dose. Já para ser imunizado na UBS, basta apresentar os cartões de vacinação e do SUS.
A segunda dose da AstraZeneca está sendo aplicada nos mesmos postos de vacinação destinados às pessoas com comorbidades. Já os profissionais de saúde, estão sendo vacinados exclusivamente na Escola Presidente Vargas, das 8h às 17h.