Covid-19: mais de 113 mil pessoas já foram vacinadas em Aracaju

Saúde
06/05/2021 18h00

Nesta quinta-feira, 6, a Prefeitura de Aracaju deu continuidade à vacinação contra a covid-19, e chegou à marca de 113.505 pessoas imunizadas. Cumprindo o Plano Municipal de Imunização, estão sendo vacinados idosos e profissionais de saúde, com a segunda dose de AstraZeneca e com a primeira dose as pessoas com comorbidades, incluindo gestantes e puérperas nessa condição de saúde, além dos profissionais de segurança. Além disso, o Município segue aplicando a primeira dose dos profissionais da saúde com o primeiro lote de vacinas da Pfizer.

No levantamento do dia, das 1.179 pessoas vacinadas, 1.045 pessoas receberam a primeira dose e 134 completaram o esquema vacinal com a segunda. E entre os que celebraram o reforço vacinal está Jussara de Aragão, 59 anos, que foi até à UBS Marx de Carvalho com todos os documentos necessários, incluindo o relatório médico, para receber sua dose de esperança.

“Há dias que fico de olho nas redes sociais e nos jornais locais, para saber quando chegaria minha vez, e ela chegou. Me sinto muito bem, muito mais confiante e com esperança”, afirmou Jussara. 

Na mesma UBS, Maria de Lourdes Santos, 65 anos, buscou a sua dose após se recuperar de um problema de saúde. “Essa chegada da vacina foi a melhor coisa que aconteceu e é o que vai nos livrar desse vírus que está matando tantas pessoas”, reconheceu.

Já no drive, o policial militar Niraldo Barros não escondeu a felicidade e gratidão pelo momento. “Essa vacinação veio para me deixar mais seguro e protegido, sou muito grato a todos. A organização aqui também foi nota dez, parabéns!”, elogiou. 

CoronaVac
Também nesta quinta-feira, 6, a Prefeitura precisou suspender mais uma vez a aplicação da segunda dose da vacina CoronaVac. Essa vacinação havia sido retomada na terça-feira (4), conseguindo completar o ciclo vacinal de idosos e de profissionais de saúde, de segurança e de salvamento, que tinham recebido a primeira dose nos dias 1º, 2 e 3 de abril e já tinham completado os 28 dias de intervalo ideal entre as doses.

“Temos uma estimativa de mais de sete mil pessoas ainda, que precisam receber essa segunda dose. Há uma previsão do Ministério da Saúde de chegarem mais vacinas entre essa sexta e sábado. Esperamos que chegue o quantitativo solicitado pelos municípios, que no caso de Sergipe, foram os municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro e Barra dos Coqueiros, para que, com a chegada desses lotes de vacina, nós possamos anunciar um novo cronograma de retomada dessa segunda dose e possamos concluir todas essas pessoas que já completaram seus 28 dias”, declarou a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. 

Todas as atualizações sobre a chegada de mais doses de CoronaVac e a retomada da vacinação com um cronograma da segunda dose serão divulgadas no site institucional da Prefeitura e nos perfis do Município nas redes sociais.