Ouvidores municipais de Aracaju concluem pós-graduação patrocinada pela CGU

Controladoria Geral do Município
07/05/2021 13h00

O ouvidor-geral do Município, Marcelo Barbosa dos Santos, e a ouvidora da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Claudia Ancelmo Prata, concluíram o curso de pós-graduação em Ouvidoria Pública ofertado pela Controladoria-Geral da União (CGU), em parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Ciência e Cultura (OEI).

 
Para participar da capacitação, os servidores municipais de Aracaju foram aprovados, em 2019, em uma seleção realizada pela CGU com participantes de todo o País para o preenchimento das 132 vagas desta pós-graduação.

Com sistema EAD (aulas a distância e gravadas, e fóruns online ao vivo) e de forma gratuita, durante 21 meses, os servidores multiplicaram seus conhecimentos na área de ouvidoria, que vem a ser um dos principais canais de comunicação entre a população e a gestão municipal.

De acordo com o secretário-chefe da Controladoria-Geral do Município (CGM), Eliziário Sobral, atualmente, a Prefeitura possui uma rede de ouvidorias muito bem estruturada, com um ouvidor setorial em cada um de seus órgãos, atuando conjuntamente para tramitar as manifestações e cobrar o retorno dos gestores das pastas. "Nenhuma manifestação fica sem resposta”, frisa. “É gratificante ver este setor crescendo, e o interesse e empenho de seus ouvidores em se profissionalizarem”, destaca.
 
Desde 2017 à frente da Ouvidoria-Geral, Marcelo Barbosa diz que o aprendizado foi muito válido. Segundo ele, enriquecer o currículo a partir de capacitações ajuda-o "a desenvolver um trabalho melhor à frente do serviço público na Ouvidoria-Geral de Aracaju, que é o que importa".
 
"A Prefeitura de Aracaju tem uma política de incentivo às capacitações. Cabe a nós nos engajarmos para adquirir todo este aprendizado ofertado”, avalia o ouvidor-geral, ao ressaltar que não hesitou em abraçar a oportunidade e ampliar seus conhecimentos.

E foi seguindo este pensamento que a ouvidora da Sema, Claudia Prata, seguiu os passos do ouvidor-geral. “Foi uma experiência maravilhosa, e eu só tenho a agradecer a ajuda de Marcelo e a confiança que [o secretário] doutor Alan Lemos depositou em mim. Estou há dois anos na Ouvidoria, e este curso só me fez ter mais vontade em crescer e me interessar pelo assunto. O diploma é a conquista mais importante que consegui”, finalizou.