Prefeitura inicia arrecadação de alimentos para os guias de turismo

Indústria, Comércio e Turismo
10/05/2021 09h44

O dia 10 de maio é consagrado nacionalmente aos guias de turismo, profissionais que, em Aracaju, são responsáveis por oferecer a quem visita a cidade momentos que se eternizam e  rendem capítulos preciosos no livro de vida de cada turista que chega à capital de Sergipe.

Em reconhecimento e homenagem a esses profissionais, a Prefeitura de Aracaju, através das secretarias da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) e da Assistência Social (Semfas), deu início nesta segunda-feira, 10, a uma campanha de arrecadação de alimentos para entrega de kits de alimentação ao Sindicato dos Guias de Turismo do Estado de Sergipe (Singtur/Se).

“Este é um momento de dificuldades para o turismo em todas as partes do mundo, a covid-19 está em todos os cantos, não escolhe segmentos, e neste Dia Nacional do Guia de Turismo, vamos dar início a essa ação, em conjunto com Secretaria de Assistência Social, como forma de reafirmar nosso carinho e atenção a esses profissionais”, pontuou o secretário Marlysson Magalhães.

Pontos de coleta
Para contribuir, basta comparecer no Centro de Atendimento ao Turista (CAT) do Mercado Thales Ferraz, na área dos mercados, centro da cidade; ou no Centro de Atendimento ao Turista na Orla Pôr do Sol Jornalista Cleomar Brandi, no Mosqueiro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 15h, e doar alimentos não perecíveis.

Diariamente, o conjunto da arrecadação será recolhido, inspecionado, armazenado em local adequado à boa conservação do alimento, e repassado à Secretaria Municipal da Assistência Social (Semfas) para montagem dos kits alimentação, mesmo processo já realizado na Campanha “Vacinação Solidária” e que, a partir de agora, ganha nova adesão.

“A Prefeitura de Aracaju já desenvolve a campanha “Vacinação Solidária”, que arrecada alimentos para atendimento a diversas entidades e grupos em situação de vulnerabilidade social e alimentar, e nossa intenção com essa campanha iniciada hoje, em conjunto com a Secretaria Municipal de Assistência Social, é juntar esforços dentro da gestão para atender os guias de turismo”, considerou Marlysson Magalhães.

A secretária-adjunta da Semfas, Selma França, explica que a Campanha ‘Vacinação Solidária’ não se resume apenas à arrecadação de alimentos, é uma campanha que, além de impulsionar a sensibilização da sociedade, também lida com cuidadosa logística de recepção, armazenamento e entrega dos alimentos.

“É um processo que envolve 74 pessoas, divididas em equipes de trabalho. Todos paramentados com equipamentos de proteção individual, atuando em diferentes pontos de arrecadação. Ao receber a doação, higienizamos o alimento para ser armazenado em uma de nossas unidades socioassistenciais, mantendo, assim, a qualidade do produto para ser entregue aos beneficiários. Em 30 dias da campanha Vacinação Solidária já conseguimos arrecadar cerca de 8.500 toneladas de alimentos. Sigo reforçando o pedido à população para que, se puder, junte-se à nossa campanha para ajudarmos aos que mais precisam”, declara a adjunta.

Selma França acrescenta que até o momento já foram confeccionados e entregues cerca de 1.400 kits alimentação que beneficiaram mais de 70 grupos e entidades sociais, além de solicitações espontâneas de famílias nos Centros de Referência da Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado da Assistência Social (Creas) da capital.

A presidente do Singtur/Se, Irma Karla, explica que a entidade realiza uma campanha própria de arrecadação de alimentos para atender a categoria e ressalta que essa ação da Prefeitura, que atenderá aos profissionais que atuam na capital, vai ao encontro do espírito de solidariedade humana que deve partir de todos os setores da sociedade.

“É um momento muito difícil este que atravessamos e em nome dos guias de turismo quero agradecer à Prefeitura de Aracaju por esta campanha de arrecadação de alimentos. É importante esse espírito de solidariedade, importante que estendamos as mãos para quem precisa. Os gestos de solidariedade humana nos ajudam a reduzir os danos provocados por esta perversa pandemia” considerou a dirigente.

Marlysson Magalhães tem dialogado com outras categorias e reconhece que o momento é de apreensão para todos os segmentos, mas com o avanço da vacinação e observância ao comportamento da covid-19, a perspectiva é de que as atividades voltem à normalidade em breve.

“A pandemia castiga a vida humana e tudo que gira em torno dela, estamos todos afetados, mas precisamos nos manter firmes e atentos para colaborar no que for preciso para sair desta tragédia. Governo do Estado e Prefeitura de Aracaju trabalham para que em breve a vida volte ao normal, é preciso muito cuidado e observação para não haver aumento no número de casos. O momento é difícil, mas vamos vencê-lo com espírito solidário e todos irmanados, estamos todos na mesma luta”, frisou o secretário.