Prefeitura adquire mais dois drones para reforçar ações de proteção ambiental

Meio Ambiente
10/05/2021 12h00

Por intermédio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), a Prefeitura de Aracaju recebeu, nesta segunda-feira, 10, dois novos drones adquiridos por meio do convênio entre o Município e o Ministério da Justiça e Segurança Pública, possibilitado pelo Fundo de Defesa de Direitos Difusos.

Os novos equipamentos vão reforçar as ações e serviços prestados pela Sema, como explica o titular da pasta, Alan Lemos.  “Com esse convênio, nós adquirimos dois drones de ótima capacidade que vão permitir à cidade de Aracaju e, em particular, à Sema expandir a sua ação sobretudo no controle ambiental. Todas as ações que a Secretaria já tem realizado com esses dispositivos serão reforçadas. E isso representa o Município trabalhando no sentido de uma Aracaju mais sustentável”, afirmou o secretário.

Segundo o assessor de Informações Geográficas da Sema, Roberto de Andrade, essa tecnologia já vem prestando serviços relevantes ao Município, em apoio a diversas ações, como as de monitoramento das praias durante a tragédia do derramamento de óleo, auxiliando os mutirões de combate à dengue. "Com um número maior de drones todas as ações que levamos a cabo terão mais celeridade”, ressaltou.

O assessor destacou, também, que a Sema se beneficia em questão de agilidade e de prestação de serviços com maior qualidade, em posse dessas novas tecnologias e com mais pilotos capacitados. De acordo com Roberto, já há planos para a utilização dos drones nos próximos meses. “Estamos planejando o mapeamento completo do Parque Poxim, que possui aproximadamente 1,7 milhões de metros quadrados. Isso nos dará uma base para os monitoramentos futuros dessa área”, contou.

Convênio
O convênio foi estabelecido pelo Decreto n° 9.662/2019 e os recursos para aquisição dos equipamentos foram viabilizados por meio do Fundo de Defesa de Direitos Difusos. Essa parceria do Município junto ao Governo Federal visa fortalecer a gestão ambiental na cidade para prevenir quaisquer tipos de danos ambientais.


"Nós apresentamos uma proposta ao Ministério da Justiça, por meio da plataforma +Brasil, e ela foi aprovada. Com isso, conseguimos aprovar recursos para fortalecer as ações da Sema, sobretudo, no que diz respeito ao monitoramento e proteção ambiental, à arborização, ao inventário de árvores da cidade e, em geral, a ações que reforçam em muito a capacidade do município em agir na área ambiental”, detalhou o secretário Alan Lemos.

Segundo Lemos, a Secretaria também pôde adquirir novas estações de trabalho, as quais contribuem para uma maior precisão e velocidade de processamento de informações. “Uma das questões fundamentais das fiscalizações é exatamente você ter uma grande inteligência de processamento e esse convênio com o Ministério da Justiça, por meio do Fundo de Direitos Difusos, permitiu que o Município avançasse nessa área. Temos, hoje, mais condições de fazer uma fiscalização mais efetiva e com mais velocidade e de processar as informações de maneira mais eficaz”, explicou.

Drones
A Secretaria do Meio Ambiente tem utilizado os drones em suas fiscalizações e trabalhos de mapeamento aéreo. Segundo o assessor Roberto de Andrade, essas tecnologias servem como um auxílio para o trabalho dos fiscais ambientais, quando as áreas a serem fiscalizadas são de difícil acesso por meios normais. “A visão aérea de baixa altitude proporciona uma análise mais precisa da área a ser fiscalizada”, conta.

Por outro lado, o trabalho de mapeamento aéreo é dividido em duas fases, de acordo com Andrade. “A primeira fase consiste na coleta das fotografias feitas pelo drone em uma área previamente demarcada em sua memória eletrônica. São fotos sequenciais e que seguem uma rota automaticamente estabelecida pelo equipamento” disse o assessor.

A segunda fase é realizada num computador equipado com software específico e “consiste em analisar as fotos introduzidas para formar um verdadeiro mosaico, preservando o georreferenciamento das mesmas”, revela Andrade.

Um dos produtos resultantes de todo esse processamento pode ser um mapa aéreo, parecido com o que se está acostumado a ver em programas como Google Maps, porém, com um detalhamento do terreno superior às fotos de satélite. Além disso, o mapeamento também pode resultar num Modelo Digital de Elevação, num de Curvas de Nível e, se necessário, até na Modelagem 3D de objetos.