Covid-19: Prefeitura vacinou 3.227 pessoas nesta terça, 11

Saúde
11/05/2021 19h00

“Essa vacina é vida”. A afirmação é de Gilton Moura, que levou a mãe Maria Lúcia Moura, de 100 anos, para receber a segunda dose da vacina nesta terça-feira, 11, quando a Prefeitura de Aracaju alcançou a marca de 116.953 pessoas vacinadas contra a covid-19, o que equivale a 17,5% da população. No balanço do dia, das 3.227 pessoas vacinadas, 1.375 foram com a primeira dose e 1.852 pessoas com a segunda, incluindo a retomada da aplicação da D2 da vacina CoronaVac.

Atualmente, o município está utilizando três fabricantes do imunizante. Na aplicação da primeira dose de Astrazeneca, estão sendo vacinadas as pessoas com comorbidades e pessoas com deficiência permanente (cadastradas no BPC) 56+, pessoas com doença renal crônica com idade entre 18 e 59 anos e profissionais das forças de segurança.

Pessoas incluídas nesse grupo, além do drive no Parque da Sementeira, recebem a vacina nos seguintes pontos: UBS Augusto Franco, UBS Cândida Alves, UBS Marx de Carvalho, UBS Manoel de Souza, UBS Santa Terezinha, UBS Edézio Vieira de Melo, UBS Adel Nunes, UBS Hugo Gurgel, UBS José Augusto Barreto e no Cras João de Oliveira, funcionando das 8h às 16h.

Ainda com a primeira dose, sendo que com a fabricante Pfizer, estão sendo vacinados os profissionais de saúde e as gestantes (com e sem comorbidades). Seguindo orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Secretaria Municipal da Saúde suspendeu a utilização de vacina AstraZeneca em gestantes e puerpérias nesta terça-feira, 11, e reorganizou o cronograma vacinal para esse público.

A partir desta quarta-feira, dia 12, mulheres desse grupo podem receber a vacina da Pfizer contra covid-19 nas Unidades Básicas de Saúde Dona Sinhazinha, no Grageru, e Carlos Hardman, no bairro Soledade.

Segunda dose
Com a retomada do calendário de vacinação da segunda dose da vacina CoronaVac, as pessoas que receberam a primeira dose do imunizante entre os dias 4 e 6 de abril, serão vacinadas até a próxima quinta-feira, 13.

Além do drive, também são pontos para a segunda dose da vacina a Estação Cidadania (Bugio), a quadra do Colégio CCPA (Grageru) e as UBS Francisco Fonseca (18 do Forte), Amélia Leite (Suíssa) e Oswaldo de Souza (Getúlio Vargas). Os pontos funcionam das 8h às 16h.

Quem já cumpriu o intervalo de 90 dias e está apto a receber a segunda dose da Astrazeneca pode se dirigir a um dos pontos de vacinação que estão aplicando a primeira dose dessa mesma fabricante.

Salvando vidas
Além de registrar o momento, Gilton Moura fez questão de reconhecer a importância da vacinação para a sua mãe. “Já com 100 anos, a atleta mais idosa do estado, ela sempre foi um exemplo! E depois de dez dias internada por conta da covid, tendo ficado com 50% dos pulmões comprometidos, venceu a doença e veio receber sua segunda dose. Graças a Deus ela venceu e seguirá sendo esse exemplo para todos, com certeza”, declarou.

O idoso Osvaldo Aragão, 68 anos, saiu feliz da quadra do colégio CCPA, depois que recebeu sua segunda dose. “Estava realmente muito ansioso, porque o que vai salvar as pessoas é a garantia da vacinação de toda população. Já tive covid, graças a Deus me recuperei, mas vim receber a vacina porque eu tenho certeza que ela vai nos salvar”, disse.

“É uma proteção importante, porque esse vírus está atingindo muito a população. E para nós, que entramos em contato direto com as pessoas, é necessário que estejamos protegidos e a forma mais importante de prevenção é tomando essa vacina”, afirmou a agente comunitária de saúde, Cleonice de Brito.

O usuário José Joaquim de Aragão, vinculado à UBS Amélia Leite, também foi receber sua segunda dose e falou como se sente, concluindo o esquema vacinal. “Muito bem, graças a Deus! Não tem coisa melhor poder ter tomados as duas doses, pois é o que vai salvar muitas vidas. Só a vacina!”, ressaltou.