Com períodos chuvosos mais longos, Prefeitura reforça cuidados e monitoramento

Agência Aracaju de Notícias
19/05/2021 11h30

A incidência de chuva, na capital sergipana, tem sido maior desde o mês de março e assim deve permanecer até julho. Este é o período do ano em que mais chove, no entanto, as médias registradas nos últimos cinco anos, tem superado o histórico e, portanto, esse período demanda maior atenção para o fenômeno natural que, a depender da intensidade, pode causar transtornos e até prejuízos à população. 

Essa superação das médias históricas foi um dos fatores que mobilizou a gestão da Prefeitura de Aracaju a criar, em março de 2017, o Comitê de Gerenciamento de Crises, o qual atua para propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas à minimização dos efeitos das chuvas em áreas críticas do município e também outros eventos adversos, tudo isto feito de forma integrada entre as secretarias e órgãos municipais. 

Fazem parte desse comitê os órgãos da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) – Defesa Civil de Aracaju, Guarda Municipal de Aracaju (GMA) e Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) – as secretarias de Governo (Segov), Assistência Social, Saúde (SMS), Educação (Semed), Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplog), Assistência, Fazenda (Semfaz), Comunicação Social (Secom), além das empresas municipais de Serviços Urbanos (Emsurb) e de Obras e Urbanização (Emurb).

“O Comitê veio para unificar as ações. Centralizando a comunicação e os trabalhos, é possível garantir um menor tempo de resposta aos eventos adversos que ocorrem na cidade. Cada secretaria e órgão tem suas atribuições, porém, cada ação individual se comunica com as demais ações do grupo. Portanto, o que, por exemplo, a Defesa Civil faz, a Emsurb tem conhecimento e, assim, atua em consonância, o que potencializa o resultado positivo das atividades de suporte à cidade e, obviamente, à população”, ressalta o secretário municipal da Defesa Social e da Cidadania, Luís Fernando Almeida. 

Este ano, Aracaju já registrou um acumulado superior a 650 milímetros de chuva, o que supera o acumulado de anos anteriores, como pontua o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Silvio Prado. 

“Todos os meses, temos batido a média histórica de chuva, com exceção do mês de fevereiro. Em maio, a média costuma ser de 240 milímetros e, em menos de 15 dias, já temos 136 milímetros. Temos trabalhado, inclusive, na divulgação dos alertas de chuvas, de ventos fortes, de maré alta, bem como temos utilizado as redes sociais da Prefeitura e outros meios de comunicação para manter a população informada e, assim, fazer com que ela possa, também, se precaver em situações de emergência e aumentar o estado de alerta”, frisa o coordenador.

Até o momento, as chuvas registradas têm caído com menos intensidade e mais distribuídas, o que, por consequência, não tem acarretado maiores transtornos. “Desde a gestão passada, a Prefeitura tem intensificado as ações preventivas, justamente para que, quando chegasse o período de chuva, a cidade pudesse estar preparada e respondesse bem aos efeitos", explica Silvio.
 
Segundo Luís Fernando, a Defesa Civil monitora, presta o socorro necessário, sobretudo nas áreas de risco. "A Emsurb tem mantido, regular e constantemente, a limpeza dos canais; a Emurb tem cuidado, firmemente, da manutenção do sistema de drenagem; assim como a Assistência Social está sempre a postos para prestar suporte àqueles que mais precisam e a SMTT fica em alerta para operar mais intensamente nos períodos de chuva para organizar o trânsito e dar apoio a condutores e pedestres. A integração das equipes da Prefeitura faz a diferença para que as situações possam ser resolvidas de forma mais ágil”, salienta o secretário. 

Para registrar uma ocorrência, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através do 199, que tomará as providências necessárias.

Tecnologia
Desde julho do ano passado, a Prefeitura conta com a ferramenta ClimAju, um sistema de monitoramento que permite acompanhar diversos dados do comportamento da cidade, em tempo real, diante de eventos como chuva e outros fenômenos.

A ferramenta pode ser acessada pelo site oficial da Prefeitura, a partir de um ícone exposto na página principal. À ela estão integrados dezoito pluviômetros, sete câmeras de clima, ao vivo, cinco sensores de alagamento, dois sensores de movimentação de terra e três sensores de inundação. São estes equipamentos que possibilitam identificar as regiões em que o céu está limpo, nublado, ou que registram chuvas fortes, moderadas ou fracas.

Além de medir o nível de chuvas, o coordenador da Defesa Civil destaca que a ferramenta também mensura a velocidade dos ventos e a temperatura na capital, o que auxilia ainda mais o trabalho da Defesa Civil. “Temos três sensores de velocidade do vento, o que nos permite saber se há possibilidade de destelhamento de casas ou desprendimento de placas de publicidade", acrescenta. 

Outra ferramenta utilizada pela Prefeitura é o serviço de alerta via SMS, que funciona com o objetivo de prevenir a população sobre a ocorrência de eventos adversos. Até o momento, cerca de 50 mil telefones já foram cadastrados e recebem os alertas, quando necessário.

Para fazer o cadastramento e receber os alertas da Defesa Civil, basta acessar o campo de mensagens (SMS) do celular e inserir no destinatário o número 40199 e, em seguida, no corpo da mensagem, informar o CEP da região. Após enviar a mensagem, o usuário receberá uma confirmação do cadastro. É possível cadastrar mais de um CEP.