Prefeitura reforça ações do programa Aracaju Mais Verde no bairro Jardins

Meio Ambiente
13/05/2021 16h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), realizou o plantio de novas mudas na rua Dr. José de Faro Menezes, nas intermediações da avenida Jorge Amado, no bairro Jardins.

"Estamos dando continuidade ao programa Aracaju Mais Verde, que contempla esse bairro, em específico, com o objetivo de rearborizar sua área de mangue. Plantamos 19 mudas de espécies nativas da região como o pau-brasil, a painera e o oitizeiro", explica o coordenador do Horto Florestal, Vitor Melo.

O secretário do Meio Ambiente, Alan Lemos, destaca que o Aracaju Mais Verde é um programa da Prefeitura que reforça a arborização do município, realizando o plantio de árvores em ruas, avenidas e diversos locais da cidade. "No momento, utilizamos mudas nativas, de modo a reforçar as condições ambientais, a arborização urbana e a melhoria da qualidade de vida dos aracajuanos”, detalha.

O coordenador do Horto Florestal ressalta que a rua Dr. José de Faro Menezes se encontra numa área que sofreu com o processo de urbanização da cidade e que, por conta disso, é vista como uma das peças-chave do programa. "A proposta da Prefeitura é rearborizar esses locais que foram desmatados no passado para aumentar o índice de área verde do município", frisa.

Vitor afirma ainda que, ao final de cada ano, é feito um levantamento de quantas e quais mudas serão plantadas. "A preferência é que o plantio seja realizado no início das chuvas, no mês de maio, aqui em Aracaju. Então nós levamos as mudas do Horto Florestal, onde as produzimos, até o local onde elas serão plantadas e com o apoio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), que é o órgão executor, nós realizamos o plantio", afirma.

Em relação à escolha da muda, Melo conta que um estudo prévio do local é realizado para descobrir qual o tipo adequado de planta. "Dentro da área urbana, existem vários entraves que podem dificultar o cultivo da muda. Nesse local aqui, em específico, uma área de mangue, não há nenhum empecilho, seja de calçada ou de fiação, de espaçamento. Então, aqui, nós podemos trabalhar qualquer tipo de espécie, qualquer tipo de porte de planta, dando sempre preferência a espécies nativas", explica.

Nesta praça do Jardina foram plantadas sete paineiras, três mongubas, duas mudas de farinha-seca, dois oitis, dois espécimes de pau-brasil, uma tespésia, uma faveira e uma muda de angico branco.