Prefeitura segue vacinando aracajuanos com comorbidades contra covid-19

Agência Aracaju de Notícias
14/05/2021 19h00

A Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), deu continuidade, nesta sexta-feira, 14, à vacinação contra a covid-19 do grupo de pessoas com comorbidades.

A campanha de imunização municipal segue avançando também em relação aos demais grupos alvo, como idosos, profissionais da saúde e agentes de segurança. Durante todo o dia, 4.215 cidadãos foram vacinados.

Destes, 1.758 receberam a primeira dose, sendo 1.351 pessoas com comorbidades, 289 trabalhadores da saúde, 98 idosos e 20 agentes de segurança e salvamento. Foram aplicadas, também, 2.457 vacinas como segunda dose: 1.918 em idosos, 360 em trabalhadores da saúde e 112 nos profissionais de segurança. Com as novas doses aplicadas, sobe para 18,29% a porcentagem de aracajuanos imunizados.

Nesta sexta-feira, puderam ser vacinados as pessoas com comorbidades com idades entre 55 e 56 anos. A possibilidade de imunização estava sendo muito aguardada por esse grupo, uma vez que a covid-19 é mais letal naqueles que possuem doenças crônicas.

“Fico muito feliz, porque tive a chance de me vacinar. Tenho colegas que faleceram. Então, me sinto um pouco mais seguro, tranquilo. Espero que daqui a alguns dias minha esposa também seja imunizada. Eu estava preocupado, porque sei que, sendo diabético, se eu pegasse a doença, teria poucas chances de superar. Estar vacinado é fundamental”, aponta José da Silva, 56 anos, vacinado na Unidade Básica de Saúde (UBS) Augusto Franco.

A sensação de alívio foi compartilhada pelo jornalista Gilton Lobo, 55 anos, também imunizado nesta unidade da Zona Sul.  “Estava há muito tempo esperando este momento. Estou em uma quarentena restrita desde março do ano passado, realmente recluso. Acho que essa primeira dose reduz um pouco essa angústia. Agora é continuar usando máscara, me protegendo, até tomar a segunda dose”, conta.

A campanha segue avançando também na aplicação da segunda dose. Dona Cleonice da Paixão, 64 anos, foi uma das primeiras a recebê-la, no início da manhã, no drive montado no Parque da Sementeira.

“Estou me sentindo muito aliviada e agradecida. Meus dois filhos tiveram a Covid-19. Graças a Deus não foi nada sério, mas a gente sempre fica preocupado, é uma experiência difícil”, diz.

Como de costume, a administração municipal mantém uma logística eficiente de aplicação das doses, o que tem sido elogiado pela população.

“Agora fui imunizada com a segunda dose, mas sei que é preciso manter os cuidados, usar a máscara, evitar aglomeração, cuidar da gente e dos outros. Achei o atendimento aqui perfeito, tranquilo, rápido. Recomendo que todos que fazem parte dos grupos compareçam”, ressalta Cássia Maria Macedo, 62 anos, também vacinada no drive instalado no Parque da Sementeira.  

Continuidade da vacinação

Neste sábado, dia 15, a vacinação continua, com a aplicação da primeira dose em pessoas acima de 53 anos com comorbidades e com deficiência permanente (cadastradas no BPC), aracajuanos com doença renal crônica com idade entre 18 e 59 anos, idosos que ainda não foram vacinados, profissionais das forças de segurança e salvamento, grávidas e puérperas acima de 18 anos com comorbidades.

No domingo, 16, passam a ser contempladas as pessoas com comorbidades que têm de 50 a 52 anos. Na segunda-feira, 17, será a vez da população com comorbidades de 45 a 49 anos. Já na terça-feira, 18, poderão receber a primeira dose os aracajuanos com comorbidades de 40 a 44 anos, e na quarta-feira, 19, aqueles que têm entre 35 a 39 anos. Por fim, na quinta-feira, 20, serão vacinados os cidadãos com comorbidades que tenham entre 18 a 34 anos.

A imunização dos trabalhadores da saúde ocorre no auditório Antônio Vieira da Silva Neto, na praça Dom José Thomaz, bairro Siqueira Campos, das 8h às 17h, mediante apresentação do código de validação.

Já as gestantes e puérperas com comorbidades, desde a última quarta-feira (12), podem receber a vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Dona Sinhazinha, no Grageru, e Carlos Hardman, no bairro Soledade.
 
Para os demais públicos, a vacina estará disponível no posto volante do Parque da Sementeira e nas UBSs Augusto Franco, Cândida Alves, Marx de Carvalho, Manoel de Souza, Santa Terezinha, Edézio Vieira de Melo, Adel Nunes, Hugo Gurgel, José Augusto Barreto e no Cras João de Oliveira, também das 8h às 17h.