A Prefeitura de Aracaju publicou no Diário Oficial do Município, na edição de Nº 4.638, a Lei Nº 5.383, que institui o ano de 2021 como “O Ano Educacional Paulo Freire”, em celebração ao centenário de nascimento do educador, de modo a resgatar a memória histórica do patrono da educação brasileira e sergipana.
Com isso, durante o ano de 2021, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal da Educação (Semed) e da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), realizará palestras, debates e seminários sobre a vida e obra de Paulo Freire. Além disso, também incentivará experiências pedagógicas de educadores sergipanos que tenham como referência a pedagogia do educador.
“Reconhecemos a importância de Paulo Freire para a execução de uma educação libertadora e humana através de uma concepção pedagógica que estimule o senso crítico do estudante e de uma alfabetização contextualizada. Essa filosofia está diretamente alinhada ao nosso trabalho nas escolas da rede. Portanto, é motivo de grande orgulho para nós homenageá-lo enaltecendo seu legado”, pontua a secretária da Educação de Aracaju, Cecília Leite.
O planejamento institucional do Município para o Ano Educacional Paulo Freire também prevê o desenvolvimento de pesquisas sobre produções científicas, pedagógicas, administrativas e filosóficas; contribuição para a produção de material literário e audiovisual sobre o educador e incentivo a atividades culturais; promoção de ações de reconhecimento a trabalhos de profissionais do magistério que abordem a pedagogia de Paulo Freire; e a utilização dos meios de comunicação para divulgação da vida, das obras e das práticas relacionadas a ele na Educação de Aracaju.
Legado de Paulo Freire
Nascido em 1921, em Recife (PE), Paulo Freire tornou-se professor de Português e logo ingressou na Faculdade de Direito. Seu legado na educação é reconhecido tanto no Brasil quanto internacionalmente, devido a suas pesquisas no âmbito da alfabetização.
Atuou como professor de Português e de Filosofia. Foi nomeado diretor do setor de Educação e Cultura do Serviço Social da Indústria, em 1947 e em 1955, com outros educadores. Fundou, na capital pernambucana, o Instituto Capibaribe, escola inovadora que atraiu intelectuais da época e que continua em atividade até os dias de hoje. Através do Método Paulo Freire, aplicado pela primeira vez em 1963, o professor buscou alfabetizar e politizar os estudantes de Angicos (RN), onde a metodologia foi aplicada.
Paulo Freire defendia que a desigualdade entres as classes sociais acarretava na opressão das classes mais altas sobre as menores. O educador publicou livros, criou projetos para a educação e mudou a forma de enxergar os princípios da Pedagogia em todo o país e no mundo.