Equipe do Cras Benjamin Alves realiza Projeto Leiturando

Família e Assistência Social
17/05/2021 18h26
Início > Notícias > Equipe do Cras Benjamin Alves realiza Projeto Leiturando

Inovando na forma de atuação, especialmente durante a pandemia, o Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Benjamin Alves, localizado no bairro Coroa do Meio, está executando o Projeto ‘Leiturando’. O equipamento é um dos 17 Cras de Aracaju geridos pela Secretaria Municipal da Assistência Social.

Para fugir do padrão, o projeto é realizado de maneira lúdica, buscando atrair a atenção das crianças e dos seus responsáveis residentes na comunidade e usuárias do Cras. Para que isso aconteça, além de uma sala enfeitada com cores chamativas, também são utilizados vídeos, além de serem realizadas brincadeiras e apresentações de temas de relevância social.

É importante ressaltar que devido à pandemia o projeto acontece seguindo todos os protocolos sanitários de prevenção ao contágio da covid-19. Sendo assim, a divisão da presença das famílias está reduzida a duas por dia, uma a cada turno, com pausa para higienização do espaço.

Segundo a psicóloga do Cras e idealizadora do projeto, Camila Santana, a maneira mais interativa é importante para atrair a atenção das crianças.

“A ideia do projeto foi justamente trazer uma sala colorida, com materiais que chamem a atenção das crianças e da família para trazer uma coisa diferenciada buscando incentivar a leitura. Esse foi o ponto principal para proporcionarmos algo diferente, e, a partir daí, abordarmos temas relevantes e super importantes, como a violência sexual, a partir de vídeos explicativos de maneira leve sobre o assunto. Após a apresentação do conteúdo, nós debatemos com eles sobre o que foi apresentado”, afirmou Camila.

A partir da junção de duas palavras para nascimento do nome, Leitura + Brincando = Leiturando, o projeto conta com a colaboração de toda a equipe do Cras Benjamin Alves: a assistente social, Tatiana Macedo; a educadora social Yala Thaissa Nascimento; e a coordenadora do Cras, Iulná Almeida.

Para Camila, a participação da família no projeto também é de suma importância. Além disso, as atividades servem como uma maneira de distração diante do cenário de isolamento social. “Um ponto importante é justamente a participação da família, pois ela também ajuda, conversa, apresenta suas ideias, e as crianças também falam suas opiniões. Então é isso. É um estímulo à leitura, ao desenvolvimento da criatividade, à possibilidade de sonhar em uma situação tão difícil que estamos vivendo. Para as crianças que ainda não sabem ler devido à idade, nós utilizamos bastante vídeo e figuras, que são fundamentais para essa etapa”, disse.

Sentimento de gratidão
A usuária do Cras e mãe de cinco crianças que recebem acompanhamento do equipamento, Maria de Fátima dos Santos, acredita que a participação no projeto é muito importante para os filhos.
 
“As crianças adoram participar das atividades aqui do Cras. Quando veem o pessoal daqui sempre me falam com alegria. Quando soube do projeto já me programei desde antes, deixei tudo arrumado em casa para poder trazer eles aqui. Todos nos sentimos muito bem com o atendimento da equipe e com todas as atividades e projetos que são elaborados”, disse alegre.