Aracaju ultrapassa meta de vacinação contra covid-19 dos profissionais de saúde

Saúde
18/05/2021 16h50
Início > Notícias > Aracaju ultrapassa meta de vacinação contra covid-19 dos profissionais de saúde

Na primeira fase do Plano Municipal de Imunização contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), além de vacinar idosos institucionalizados, incluiu os trabalhadores da saúde.
 
A meta da capital era vacinar 32.381 trabalhadores da saúde, entretanto o Município já vacinou 33.440 profissionais, o que representa 103,2% do quantitativo estabelecido no plano de vacinação. 

Desta forma, além do cumprimento da meta, e diante do atual quantitativo de doses que a Secretaria da Saúde de Aracaju administra na vacinação contra a covid-19, a partir desta terça-feira, 18, a SMS passa a não disponibilizar o cadastramento de profissionais de saúde no site da Prefeitura. 

“Vamos validar e gerar o código de quem já tenha se cadastrado, mas não podemos continuar recebendo solicitações de cadastro desses profissionais. Estamos comunicando o governo do Estado e o Ministério da Saúde sobre o alcance de mais de 100% da meta estabelecida, mas esperamos que nos seja enviado um novo lote para esse grupo, para vacinarmos os profissionais que, por algum motivo, não tenham se cadastro e recebido sua vacina”, explica a secretária da Saúde de Aracaju, Waneska Barboza. 

Ainda de acordo com a gestora, os profissionais que já receberam o código podem se dirigir ao auditório Antônio Vieira Neto, localizado na praça Dom José Thomaz, bairro Siqueira Campos. E da mesma forma que estão asseguradas as doses para as pessoas que já se cadastraram, o calendário de aplicação da segunda dose desse grupo prioritário também seguirá sendo cumprido conforme previsto. Atualmente, já receberam a segunda dose 22.295 trabalhadores da saúde, o que equivale a 66,6% do total de vacinados nesse grupo. 

Vacinação
Desde o início do Plano Municipal de Imunização, em 19 de janeiro, os trabalhadores da saúde vêm sendo imunizados. Inicialmente, foram contemplados os profissionais que atuam na linha de frente do combate à pandemia, sendo grande parte deles vacinados com a primeira dose em seus locais de trabalho, tanto da rede pública de saúde quanto da rede privada. 

Quando cumprido o intervalo para aplicação da segunda dose para esses primeiros profissionais vacinados, no início do mês de fevereiro, os estabelecimentos de saúde solicitaram e buscaram junto à Rede de Frio as doses referentes ao quantitativo de profissionais vacinados com a primeira dose do imunizante. 

Com a ampliação do grupo de trabalhares da saúde, o Município passou a disponibilizar o cadastramento para solicitação da vacinação. Desta forma, cada profissional pode fazer sua própria solicitação e após aprovação e recebimento do código de validação cadastral, os trabalhadores da saúde passaram a receber o imunizante tanto no drive, quanto no auditório Antônio Vieira Neto, localizado na praça Dom José Thomaz, no bairro Siqueira Campos.