Prefeitura orienta sobre destinação correta dos resíduos sólidos com ações educativas

Serviços Urbanos
19/05/2021 11h26

Incentivar, cada vez mais, as práticas corretas quanto ao descarte dos resíduos sólidos é uma das premissas seguidas pela Prefeitura de Aracaju. Neste sentido, a Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb) cumpre, semanalmente, um cronograma voltado para a conscientização ambiental da população.

A partir de um planejamento prévio, que envolve a definição do bairro a ser visitado pela equipe, o trabalho dos agentes ambientais é direcionado para atender as necessidades identificadas em cada localidade, entre elas a eliminação dos pontos de descarte irregular mapeados pela Emsurb.

A atividade instrutiva se dá, ainda, esclarecendo moradores e comerciantes a respeito das demais iniciativas promovidas pela administração municipal para a dispensação dos resíduos sólidos ou recicláveis, sem prejuízos ao meio ambiente, a exemplo do Cata Treco, coleta seletiva, ecopontos, caixas estacionárias, PEV’s, bem como os dias e horários da coleta domiciliar.

“Este tipo de atividade educativa está integrada aos nossos serviços de limpeza pública e abrange pontos estratégicos da cidade, com um número maior de incidências envolvendo o despejo inadequado em terrenos abandonados e, inclusive, em canais”, enfatiza o presidente da Emsurb, Luiz Roberto Dantas.

Segundo a educadora ambiental, Wiliane Souza, durante o diálogo com os moradores, as equipes destacam a importância do descarte correto. "Em muitos locais, mesmo com a disponibilidade de caixas estacionárias e o serviço de coleta, ainda há pessoas que insistem em jogar o lixo em canteiros ou próximo dos canais, o que pode ser um fator de risco para a proliferação de mosquitos e outros pequenos animais”, explicou.

Reconhecimento
Esta ação, que auxilia na construção de um pensamento coletivo a respeito da preservação do meio ambiente, vem ganhando o reconhecimento da população, como salienta o comerciante Edvaldo Costa Menezes. “Esse serviço é muito importante, mas é necessário também a colaboração das pessoas para manter o bairro mais agradável e organizado”, disse.

“Essa conscientização é essencial, pois infelizmente nem todos possuem a sensibilidade de fazer o que é correto no momento de descartar o lixo”, afirmou Marília Santos Silva, moradora do bairro Santos Dumont.

Para Maria Lúcia, “esse trabalho da educação ambiental é maravilhoso". "Eles orientam direitinho como devemos organizar o nosso lixo para manter o bairro sempre limpo”, destacou a moradora do conjunto Maria do Carmo.

Cronograma

Este ano, esse trabalho já foi realizado em diversos bairros da cidade, a exemplo do Santa Maria, Inácio Barbosa, Ponto Novo, 17 de Março, 18 do Forte, Cidade Nova, Palestina, Soledade, Lamarão e Santo Antônio. No decorrer desta semana, a equipe de educação ambiental da Emsurb está visitando os conjuntos Maria do Carmo e Almirante Tamandaré, ambos no Santos Dumont.