Portal e aplicativo da Saúde já contam com mais de 30 mil usuários cadastrados

Saúde
19/05/2021 17h37

Quando o Portal e o aplicativo da Saúde foram projetados pela Prefeitura de Aracaju, não havia pandemia e a perspectiva era utilizar a tecnologia para tornar o acesso aos serviços de saúde mais prático, visto que o usuário passaria a solicitar atendimento de maneira remota.
 
Diante do cenário vivido há pouco mais de um ano, o aplicativo e o portal têm proporcionado aos usuários já cadastrados uma menor exposição ao vírus, evitando assim aglomerações nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Desde o lançamento até o momento, já foram 30.775 cadastros realizados, mediante emissão de senha provisória para acesso, e destes, 5.977 estão ativos, com usuários fazendo uso do serviço. Nesse mesmo período, foram 2.465 consultas agendadas de forma remota, seja pelo Portal da Saúde ou pelo aplicativo ‘Mais Saúde Cidadão’. 

“Essas duas ferramentas chegaram num momento importante, visto que uma das principais recomendações nessa pandemia é sair de casa somente quando necessário. E poder agendar uma consulta pelo computador ou celular, sem precisar se dirigir a uma UBS, é também uma forma de cuidado por parte da Secretaria Municipal da Saúde. Nosso objetivo é o de melhorar a qualidade do atendimento prestado, facilitando o serviço em saúde e dando mais conforto à população”, considera o coordenador de TI da SMS, Adson Gomes. 

Para ter acesso ao Portal, o usuário deve realizar o recadastramento, através do link http://aracajusms.voipy.com.br:8091/recadastramentosms, disponível no site da Prefeitura. Ao preencher o formulário, é necessário também anexar os documentos pessoais de identificação e comprovante de residência, que podem ser fatura de água, energia ou internet fixa, além de carnê de IPTU ou contrato de aluguel. Já o acesso ao aplicativo ‘Mais Saúde Cidadão’ é possível tanto em Android quanto IOS, no Play Store e Apple Store. 

“Usuários menores de 18 anos podem ser cadastrados, desde que tenham responsável legal, que automaticamente, será a pessoa encarregada pelas informações, bem como pelos agendamentos de seus dependentes”, orienta o coordenador. 

Validação e senha de acesso
Após o envio das informações, a equipe responsável pela análise dos dados tem até 30 dias para uma devolutiva sobre o cadastro. Quando todos os dados e documentos são fornecidos corretamente, é enviada, para o contato fornecido (WhatsApp, SMS ou e-mail), uma senha de acesso que poderá ser utilizada tanto no portal quanto pelo aplicativo. O login sempre será o CPF do usuário cadastrado. 

Serviços disponíveis
Ao acessar o portal, o usuário visualiza na tela inicial os serviços por categoria: Agendamento de Consulta, Carteira de Vacinação, Lista de Espera (consultas e exames), Visualização de Agendamento de Exames e Lista Pública de Espera de Pacientes (consultas, exames e procedimentos).

No aplicativo, além dos referidos serviços, o usuário tem acesso a resultados de exames, ao registro dos medicamentos de uso contínuo e os que foram retirados na unidade de saúde, bem como poderá avaliar o atendimento recebido.