Modernização da rede municipal de Saúde de Aracaju facilita vacinação contra covid-19

Agência Aracaju de Notícias
26/05/2021 16h00

Nos últimos anos, a rede municipal de Saúde de Aracaju passou por um importante processo de modernização. A partir de investimentos na área de tecnologia da informação direcionados à Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a Prefeitura implantou melhorias tecnológicas que facilitaram o trabalho das equipes e garantiram o aperfeiçoamento no atendimento da população.

Entre essas melhorias, está o Prontuário Eletrônico, sistema que permite cadastrar os dados dos pacientes. Além de facilitar o trabalho dos profissionais da saúde, essa ferramenta oferece um banco de informações importantes para subsidiar a Secretaria com dados e estatísticas.

Com a eclosão da pandemia da covid-19, os avanços tecnológicos foram cruciais para gerenciar essa grave crise mundial e o Prontuário Eletrônico tem sido uma importante ferramenta para organizar e dar celeridade ao Plano Municipal de Imunização.

“O Prontuário Eletrônico oferece dados primários para que possamos organizar as fases da vacinação. Quando iniciamos a imunização dos idosos, por exemplo, foi possível fazer um levantamento de quantas pessoas, de cada faixa etária, estavam registradas no sistema. A partir desses dados, pudemos ter um ponto de partida para organizar as equipes, ver se o quantitativo de doses era suficiente e quais Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tinham maior demanda”, detalha a secretária da Saúde, Waneska Barboza. 

Importância do cadastramento
Com a implantação do Prontuário Eletrônico, em 2018, a SMS começou um importante trabalho de cadastramento, para manter o sistema o mais atualizado possível. “O prontuário está interligado a outros sistemas importantes, a exemplo do Portal da Saúde, por isso é fundamental que esteja atualizado. Com a vacinação contra a covid-19, muitas pessoas que ainda não estavam cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) foram incluídas no sistema, o que nos ajuda a ter um panorama mais atualizado e, como consequência, podemos extrair dados e estatísticas mais realistas”, pontua Waneska.

A secretária destaca ainda que os benefícios do Prontuário Eletrônico vão além dos dados e do planejamento, a população também é beneficiada com os avanços proporcionados por essa ferramenta.
 
“Na atual fase da vacinação, estão sendo imunizadas as pessoas com comorbidades. Para que tenham acesso à vacina, é necessário apresentar um relatório médico, mas no caso dos usuários que já são acompanhados pelas nossas UBSs, fizemos um levantamento no Prontuário Eletrônico e foi elaborada uma lista das pessoas com comorbidades. Então é só procurar a gerência da UBS, estando o nome e a comorbidade cadastradas nesta lista, automaticamente o usuário já pode ser vacinado, sem precisar de um novo relatório médico”, informa a secretária.