Aracaju avança e imuniza mais 3.842 pessoas contra covid-19

Agência Aracaju de Notícias
20/05/2021 18h20

Após quatro meses de vacinação contra covid-19, em Aracaju, com esforços para conseguir novas doses de imunizante, a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), fechou esta quinta-feira, 20, com o saldo de 137.033 pessoas imunizadas na cidade. Com isso, já são 20,60% da população aracajuana vacinada contra a doença causada pelo coronavírus. 

Durante toda esta quinta, a campanha de vacinação imunizou 3.842 pessoas. Do total, 3.810 pessoas receberam a primeira dose, sendo 3.538 pessoas com comorbidades, 57 idosos, 206 profissionais de saúde e oito agentes de segurança e salvamento. Foram aplicadas, também, 32 vacinas como segunda dose: 29 em idosos e três em profissionais de segurança. 

Hoje, a vacinação ocorreu no drive-thru do Parque Augusto Franco (Sementeira) e em outros dez pontos fixos da capital. 

A cada aplicação da vacina, um misto de sentimentos acontece. Muitos demonstram alegria pelos olhos, outros transformam a emoção em lágrimas e há os que, mesmo vacinados, ainda não se sentem totalmente alegres porque têm o desejo de ver a todos imunizados. 

Diagnoticado com obesidade, Wadson Brito, de 31 anos, esteve temeroso durante todo a pandemia. Apesar de não ter tido covid-19 e não ter tido nenhum caso na família, ele afirmou que sempre esteve preocupado, principalmente quando vê o número de mortes, no Brasil. 

“Estava muito ansioso para poder tomar a vacina. Agora, tem uma certa tranquilidade, até porque também me sinto muito feliz por minha mãe ter sido vacinada. Daqui por diante é continuar com os cuidados até que todos estejam imunizados”, conta Wadson. 

Diabética e hipertensa, Margarida Macedo, de 46 anos, sentia medo e angústia, diante da pandemia. 

“Dois vizinho, um de cada lado da minha casa, tiveram covid e um deles ficou intubado. Então, fiquei muito tensa, preocupada, até mesmo por conta das comorbidade que tenho. Agora, me sinto mais aliviada e esperançosa”, relata Margarida. 

Imunossuprimido, Rodrigo Vasco, de 39 anos, afirma que a vacina trouxe mais perspectivas de futuro. 

“Estava há muito tempo esperando e desejando que esse momento chegasse, até para me sentir mais tranquilo. Com a vacina, espero que todos possam estar imunizados, em breve, e possamos retomar a nossa rotina com mais saúde”, ressalta Rodrigo.