Prefeitura monitora áreas de risco e mantém atenção à instabilidade climática

Defesa Civil
21/05/2021 15h11

Nesta sexta-feira, 21, as equipes da Prefeitura de Aracaju, por intermédio da Secretaria da Defesa Social e da Cidadania (Semdec), mantêm a supervisão de áreas de risco, na capital, e permanecem em atenção à instabilidade climática, característica da quadra chuvosa. Com o tempo estável, durante toda a manhã, as ações preventivas foram reforçadas, inclusive com o monitoramento das situações já atendidas, a partir do número emergencial 199, da Defesa Civil.

O secretário da Defesa Social da Cidadania, Luís Fernando Almeida, destaca que as equipes estão preparadas para atuar, considerando que há previsão de continuidade das chuvas ao longo de todo o mês. "O Comitê de Gerenciamento de Crise está pronto para atuar de maneira célere diante de possíveis impactos das chuvas que venham a ocorrer. Nossas equipes trabalham de maneira integrada com os demais órgãos da Prefeitura de Aracaju para minimizar transtornos para a população e reduzir riscos", enfatizou.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Aracaju, major Sílvio Prado, o acumulado nestes primeiros 20 dias do mês de maio já somam 276 milímetros de chuva, o que ultrapassou a média histórica que é de 251 milímetros.

"Somente no mês de maio já foram registrados, através do canal emergencial 199, o total de 41 chamados, dos quais 30 estiveram relacionados a riscos estruturais. Ao receber a solicitação, uma equipe é imediatamente encaminhada para realizar a avaliação técnica e adotar as providências cabíveis", explicou o coordenador.

Sílvio Prado esclarece que em uma ocorrência envolvendo desabamento, no bairro Olaria, houve necessidade do auxílio do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), para o resgate de dois cães. "Não houve registro de situações com maior gravidade", frisou, acrescentando que todos os chamados são devidamente atendidos.

A Prefeitura de Aracaju permanece em atenção às necessidades que possam surgir. Caso haja a identificação de situações de risco a Defesa Civil pode ser acionada 24h, em todos os dias da semana, através do número emergencial 199.