Aracaju inicia vacinação de profissionais da educação e do transporte público

Agência Aracaju de Notícias
24/05/2021 19h12

Avançando na sua campanha de imunização contra a covid-19, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), iniciou nesta segunda-feira, 24, a vacinação de profissionais da educação e do transporte público, assim como retomou a vacinação das pessoas com deficiência permanente grave.

Ao longo do dia, 1.864 receberam a primeira dose da vacina e 180 concluíram o ciclo vacinal, recebendo a segunda dose. Diante do total de 2.045 imunizantes aplicados nesta segunda, Aracaju alcança a marca de 21,44% da população vacinada.

Nesta primeira fase, recebem a vacina os profissionais da educação que atuam em creches, pré-escolas e em turmas de  1º e 2º anos do Ensino Fundamental, com idades entre 40 e 59 anos.

Para a vacinação destes trabalhadores, a SMS estabeleceu um cronograma, por idade. Nesta segunda-feira, 24, começaram a ser vacinados os trabalhadores de 55 a 59 anos.

Uma das primeiras a receber a primeira dose foi Josinete Araújo, professora na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Tenisson Ribeiro, no bairro Aruana.

“Essa vacina é muito importante. Hoje mesmo, assim que acordei a primeira coisa que fiz foi conferir, através do meu CPF se o código já tinha sido liberado. Chego a ficar arrepiada. É uma alegria imensa poder tomar essa dose, para ter esperança de retomar a nossa vida normal. Além disso, está tudo muito organizado, muito bom”, diz.

A sensação de ter a esperança renovada é compartilhada pela professora Maria da Conceição, que atua na Emef José Airton de Andrade, no bairro Ponto Novo.

“Essa vacina é uma esperança. Ainda tem muita gente sofrendo nos hospitais, e ainda toda essa limitação, não poder sair de casa. Então, é um alívio, mas só vou me sentir segura mesmo após a segunda dose. Ainda assim, é preciso continuar com todos os cuidados”, ressalta.

Cronograma
Em continuidade à campanha, na terça-feira, dia 25, será a vez daqueles que têm  de 50 a 54 anos. Já na quarta-feira, 26, recebem a vacina os profissionais de 45 a 49 anos. Na quinta e sexta-feira,  dias 27 e 28, serão vacinados trabalhadores da Educação de 40 a 44 anos, de forma escalonada. Na quinta, os nascidos entre janeiro e junho; na sexta, os nascidos entre julho e dezembro.

Da mesma forma acontecerá com os profissionais do transporte público. Nesta fase, serão vacinados os que estão na faixa etária de 40 a 59 anos. Nesta segunda-feira começou a imunização de motoristas e cobradores de 55 a 59 anos. Na terça-feira, serão vacinados os que têm de 50 a 54 anos, e na quarta-feira, 26, os trabalhadores de 45 a 49 anos. Já na quinta-feira, 27, e na sexta-feira, 28, recebem a vacina os motoristas e cobradores de 40 a 44 anos.

Já as pessoas com deficiência permanente grave (auditiva, motora, visual e mental) de 59 anos - que não recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC) - poderão ser imunizadas no drive-thru, com apresentação do código de validação, ou em dez pontos fixos, com apresentação de relatório médico comprovando a deficiência grave.

Foi o que fez, por exemplo, a assistente social Andreza Santos, 33 anos, que tomou a primeira dose, por conta de comorbidade, no drive montado na Sementeira.

“Essa vacina representa um futuro melhor, dar continuidade aos sonhos, objetivos. Representa também uma vitória do SUS. Com essa pandemia a gente passa a olhar para a vida de uma forma diferente, aprendendo a não correr tanto risco e experimentando aquilo que é essencial, vendo alegria nas pequenas coisas”, afirma.