Prefeitura realiza ação intersetorial para população em situação de rua

Saúde
24/05/2021 14h56

Com o objetivo de ampliar o cuidado em Saúde Bucal e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), a Prefeitura de Aracaju realizou nesta segunda-feira, 24, por intermédio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), uma ação intersetorial para a população em situação de rua, atendida no Centro de Referência Especializada para Pessoas em Situação de Rua (Centro POP).

O trabalho foi feito em parceria com o projeto de Redução de Danos, Consultório na Rua e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Oswaldo de Souza, e intensificou as atividades de monitoramento, orientação e assistência à população.
 
De acordo com a coordenadora do projeto de Redução de Danos, Daniele Alves, a iniciativa visa oferecer aos usuários educação em saúde sexual e orientações para redução de danos à saúde em decorrência do uso de álcool e outras drogas para a população em situação de rua, profissionais do sexo e usuários abusivos de álcool e outras drogas em espaços públicos.
 
"As equipes atuam em vários pontos da cidade, diariamente, nos três turnos, e realizam ações conjuntas com o Consultório na Rua, e com os demais serviços da saúde”, explica.

Consultório na Rua
É uma estratégia que promove a assistência em saúde para pessoas que vivem em situação de rua. O programa possui uma equipe multiprofissional composta de médico, enfermeiro, assistente social, psicólogo e auxiliar de enfermagem que realizam procedimentos como curativos, limpeza de ferimentos, aferição da pressão arterial e testes rápidos de glicemia, HIV, Sífilis, Hepatite B e C, além da distribuição de medicamentos e preservativos e articulações com a rede socioassistencial, buscando a garantia dos direitos humanos.

Saúde Bucal
A equipe de Saúde Bucal da UBS Oswaldo de Sousa desenvolveu ações sobre a importância dos cuidados com a higiene, sobre prevenção, escovação e distribuiu kits de higiene bucal para os usuários. De acordo com a dentista Larissa Cardoso, para ter um sorriso saudável é preciso escovar os dentes e usar fio dental todos os dias, após cada refeição e antes de dormir. 

“Alertamos sobre o câncer de boca e das várias formas de prevenção. Escovar a língua também é muito importante, pois ela acumula restos alimentares e bactérias que provocam o mau hálito. Devem ser feitos movimentos cuidadosos com a escova, ‘varrendo’ a língua da parte interna até a ponta”, orientou.